14 de setembro de 2012 | 20h44
O pole position é um dos 12 que ainda está no quinto motor, o norte-americano Marco Andretti, que fez somou 1min06s6455 nas suas duas voltas mais rápidas no oval de duas milhas. Ele ficou à frente de Ryan Briscoe por apenas 32 décimos de milésimos. Desde 2008 Andretti, que corre pela equipe do seu pai, não largava na frente.
Os dois pilotos que ainda brigam pelo título vão largar para trás, uma vez que ambos trocaram de motor. Líder do campeonato, o australiano Will Power foi o terceiro mais rápido e caiu para o 13.º lugar da classificação. Já o rival Hunter-Reay ficou apenas em 17.º e vai acabar largando na 22.ª posição.
Hunter-Reay, que corre pela Andretti Autosport, tem 436 pontos e tem que tirar 17 de vantagem para ficar com o título. O vencedor de uma prova leva 50. O último, dez pontos.
Entre os brasileiros, Hélio Castroneves, que ainda briga pelo vice-campeonato foi o décimo mais rápido, mas larga em 17.º. Rubens Barrichello foi bastante favorecido. Não trocou de motor e, por isso, pulou do 13.º para o sexto lugar. Pelo mesmo motivo, Tony Kanaan sai em terceiro.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.