Antes de Mundial, Fabiana Murer fatura ouro no salto com vara na Ucrânia

A alemã Silke Spiegelburg ficou com a prata e a polonesa Anna Rogowska, com o bronze

AE, Agência Estado

15 de fevereiro de 2014 | 18h01

DONETSK - Às vésperas de disputar o Mundial Indoor de Atletismo, marcado para acontecer entre 7 e 9 de março, em Sopot, na Polônia, a brasileira Fabiana Murer faturou neste sábado a medalha de ouro na disputa feminina do salto com vara do Pole Vault Stars, em Donetsk, na Ucrânia, no mesmo dia em que o francês Renaud Lavillenie fez história ao quebrar um recorde mundial que durava 21 anos e pertencia ao ucraniano Sergei Bubka.

A brasileira venceu a competição ao saltar 4,62m. A alemã Silke Spiegelburg e a polonesa Anna Rogowska, que ficaram respectivamente com a prata e o bronze, alcançaram a mesma marca de Fabiana, mas a brasileira triunfou pelo fato de ter ultrapassado essa altura do sarrafo em menos tentativas.

Com presença garantida no Mundial, a saltadora brasileira disputou em Donetsk a sua terceira competição na Europa nesta sua preparação final para o grande evento polonês. E, antes de ir para Sopot, ela ainda vai participar de mais uma competição do calendário do atletismo, o Meeting de Bad Oeynhausen, na Alemanha, no próximo dia 27.

Campeã mundial indoor em 2010 e outdoor em 2011, Fabiana foi o grande destaque brasileiro desta disputa do Pole Vault Stars, que também contou com a participação de Fabio Braz e Fábio Gomes da Silva entre os homens. O primeiro deles brilhou ao bater o recorde sul-americano, obtido por ele próprio, no último dia 9, na Suécia, ao saltar 5,76m. Anteriormente, ele cravou 5,72m, e a sua nova performance lhe garantiu o bronze em Donetsk. Já Fábio, que voltou a competir depois de se recuperar de cirurgia no tendão calcâneo do pé direito, terminou em 13º lugar, com 5,31m.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.