Aos 20 anos, Rafael assume o posto do irregular Felipe

O novo goleiro titular da equipe mais ofensiva do País tem conseguido uma proeza: não foi vazado em cinco partidas disputadas

, O Estado de S.Paulo

15 de julho de 2010 | 00h00

SANTOS

Sem conseguir contratar um goleiro experiente para substituir Felipe, 22 anos, barrado desde a derrota por 4 a 2 para o Corinthians, na 5.ª rodada, o Santos resolveu apostar na promessa, Rafael Cabral Barbosa, de 20 anos.

Os números dão respaldo à decisão. Rafael está invicto em cinco jogos como titular ? dois pelo Brasileiro e três amistosos ?, uma proeza num time tão ofensivo. É só lembrar que Fábio Costa, entre 2006 e 2010, sofreu 316 gols em 260 jogos, e Felipe, em 83 partidas, foi vazado 114 vezes.

Rafael se considera um goleiro arrojado e tem passado confiança com defesas seguras, como no empate por 0 a 0 contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, e na goleada por 4 a 0 sobre o Vasco da Gama, na Vila Belmiro. "A gente sonha com a oportunidade e a minha chegou. Estou feliz."

A vez de Rafael poderia ter chegado mais cedo. Em setembro, durante um treino, ele teve a perna direita fraturada numa disputa com o zagueiro Domingos. Rafael se recuperou e não quer deixar a equipe titular tão cedo. / S.S.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.