Max Rossi/REUTERS - 24/8/2011
Max Rossi/REUTERS - 24/8/2011

Asafa Powell desiste dos 100 metros no Mundial de atletismo

Jamaicano alega lesão na virilha e Usain Bolt fica sem seu principal rival na competição

AE, Agência Estado

25 de agosto de 2011 | 09h02

DAEGU - O jamaicano Asafa Powell não vai participar da prova dos 100 metros no Mundial de atletismo por causa de uma lesão na virilha, deixando a prova sem um dos grandes rivais de Usain Bolt, atual campeão. O empresário de Powell, Paul Doyle, informou nesta quinta-feira que o velocista jamaicano ainda não está recuperado de uma contusão que sofreu há sete semanas.

Doyle indicou que Powell poderá ter condições de competir no revezamento 4x100 metros durante o Mundial na Coreia do Sul. O jamaicano tem o melhor tempo da temporada nos 100 metros, com 9s78. "A lesão na virilha segue rebelde. Não está 100%", afirmou Doyle.

As eliminatórias dos 100 metros acontecem no sábado. Será a primeira disputa de Bolt na tentativa de conquistar três medalhas de ouro em provas de velocidade, como conseguiu no Mundial de 2009. Além destas provas, o jamaicano tentará manter os títulos dos 200 metros e do revezamento 4x100 metros.

Tyson Gay, o principal oponente norte-americano de Bolt, se contundiu em junho e desistiu de competir em Daegu. O jamaicano Steve Mullings e o norte-americano Mike Rogers também estão fora por terem se envolvido em escândalos de doping.

Powell vinha tendo uma excelente temporada até que no início do mês, por precaução, decidiu ficar fora da etapa de Londres da Diamond League por conta de lesão na virilha.

Doyle informou que Powell precisa de mais quatro dias para uma recuperação completa e, por isso, não descartou uma participação na final do revezamento 4x100 metros, no dia 4 de setembro. Liderada por Bolt, a Jamaica é favorita para manter o seu título mundial. Doyle disse que a sequência de três provas no fim de semana seria pesada demais para Powell. "As eliminatórias seriam problemáticas", disse.

O jamaicano Michael Frater vai assumir a vaga de Powell na prova dos 100 metros no Mundial de Daegu. "Não esperava competir nos 100 metros, mas infelizmente Asafa não poderá correr", disse. "Aqui estou e pronto".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.