Grigory Dukor/Reuters
Grigory Dukor/Reuters

Atleta do Casaquistão bate recorde olímpico no levantamento de peso

Maiya Maneza venceu a categoria até 63 kg em Londres ao conseguir levantar 245 kg no total, entre arranque e arremesso

O Estado de S. Paulo

31 de julho de 2012 | 17h38

LONDRES - Maiya Maneza conquistou nesta terça-feira a medalha de ouro no levantamento de peso. Ela desbancou a campeã mundial Svetlana Tsarukaeva, da Rússia, e, com novo recorde olímpico, venceu a categoria até 63kg dos Jogos de Londres, dando o segundo ouro ao Casaquistão na modalidade nesta Olimpíada.

Maneza levantou 110kg no arranque, o que a deixava na segunda colocação. Mas no arremesso, quando o peso é erguido em dois movimentos, a casaque registrou 135kg, totalizando 245kg e superando o antigo recorde olímpico por três quilos. Tsarukaeva conseguiu 237kg, um quilo a mais que a canadense Christine Girard, que levou o bronze.

Na chave masculina, a China conseguiu sua terceira medalha de ouro no levantamento de peso nesta Olimpíada, a primeira entre os homens. Na categoria até 69kg, Qingfeng Lin conseguiu a marca total de 344kg, em uma prova marcada por muitas falhas.

A vitória veio com certa tranquilidade, já que Lin terminou 11 quilos à frente do segundo colocado, Triyatno Triyatno, da Indonésia. O romeno Razvan Martin ficou com o bronze. Com a conquista garantida, o chinês tentou o recorde mundial, mas não conseguiu.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.