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Atletas apostam em planejamento para ganhar as redes sociais

Especialista fala sobre parcerias que criam maior diálogo com os fãs

Por Igor Ferraz
Atualização:

A cada dia, o ambiente das redes sociais vai ficando mais presente na vida dos atletas brasileiros e mundiais das mais diversas modalidades. Elas são utilizadas para exibir a vida profissional, pessoal e buscar uma aproximação com os fãs que poucas ferramentas oferecem. Alguns ainda preferem usá-las para 'cutucar' adversários ou gerar outros tipos de polêmica.

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Por isso, recentemente, foram criadas as Parcerias Estratégicas do Facebook e do Instagram do Brasil, que, em trabalho conjunto com atletas, equipes, eventos ou ligas, buscam maximizar o desempenho e o alcance das redes sociais de grandes personalidades. O trabalho foi dividido em três vertentes: Entretenimento, Notícias e Esportes.

Felipe Kozlowski é líder Parcerias Estratégicas em Esportes do Facebook e do Instagram Brasil e desenvolve estas atividades em conjunto com os atletas: "Meu trabalho é identificar parceiros de conteúdo e incrementá-los dentro da plataforma". Em conversa com o Estado, ele conta alguns projetos que deram resultado na questão da aproximação do esportista com os fãs.

Atletas utilizam cada vez mais as redes sociais para se aproximar dos fãs Foto: Montagem/Estadão

"O Felipe Massa foi um dos que eu identifiquei como potenciais parceiros", revela. Antes da parceria, o Facebook de Massa contava com 22 mil seguidores. Hoje, já são mais de 450 mil. "Nós entramos em contato com o time (a Williams) e criamos o projeto a quatro mãos. O ambiente da Fórmula 1 é muito fechado. Os fãs têm pouco acesso a bastidores. Por isso, é muito legal quando o próprio piloto promove esta interação com os seguidores'.

Uma das iniciativas que vem fazendo sucesso nas redes sociais de Felipe Massa é a divulgação de vídeos antes de cada corrida, batizada de 'Inside with Felipe Massa'. Nos vídeos, ele faz explicações sobre o traçado da pista que será corrida e outros detalhes direto do país onde o GP será disputado, tudo para ambientar melhor os fãs e criar um diálogo.

Inside Austria GP ! Posted by Felipe Massa on Quinta, 18 de junho de 2015

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Felipe Kozlowski explica que o Facebook é uma rede mais aberta e mais apropriada para este tipo de conversação com os seguidores. "No caso do Instagram, é mais bastidor. É um momento 'premium' do atleta, que só ele pode revelar." Ele afirma que exercita seus parceiros para que eles realizem, cada vez mais, postagens por conta própria, sem a ajuda de uma equipe. "Queremos mais autenticidade, e só dá para ser totalmente autêntico quando é o próprio atleta quem controla sua conta", explica.

Os esportistas que possuem uma conta verificada contam com uma ferramenta exclusiva: o Facebook Mentions. "Nesta ferrmanenta, você consegue ter um controle melhor da sua rede. Ela te mostra os trendings, mostra o que está sendo falado sobre você (mesmo que ninguém tenha te marcado) e dá a opção, por exemplo de abrir um Face to Face (artifício que permite uma interação direta, via câmera, com os fãs)".

Além de Felipe Massa, o surfista Carlos Burle, o jogador Kaká e os tenistas Fernando Meligeni e Guga também são parceiros que vêm procurando otimizar seu conteúdo nas redes sociais ao lado da equipe de Parcerias Estratégicas. O trabalho chegou ao Brasil há cerca de dois anos, mas vem sendo constantemente aprimorado e 'segmentado' para dar suporte aos ícones das mais diversas áreas no mundo das redes sociais.

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