Australiano é eleito novo presidente da CAS

O australiano John Coates foi eleito o novo presidente da Corte Arbitral do Esporte (CAS), nesta terça-feira, ao vencer uma disputa direta com o canadense Dick Pound. Ele derrotou os seus concorrentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) para cumprir um mandato de quatro anos, depois de triunfar em um pleito que contou com a participação de 20 eleitores do CAS.

AE-AP, Agência Estado

16 de novembro de 2010 | 16h33

Coates, que faz parte do Comitê Executivo do COI, é presidente do Comitê Olímpico Australiano e viu Pound ser derrotado na disputa pelo cargo pela segunda vez. Em 2008, o canadense perdeu a eleição do CAS para o italiano Mino Auletta em uma votação que serviu para eleger o presidente interino da entidade depois da morte do presidente-fundador, Keba Mbaye, do Senegal.

Membro do CAS desde a criação do órgão, em 1984, e vice-presidente desde 1995, Coates também faz parte do Conselho da Federação Internacional de Remo, além de ter uma cadeira no COI.

Depois de começar a trabalhar em 1984 com o objetivo de decidir sobre litígios no esporte olímpico, o CAS mais tarde se tornou o principal tribunal de apelações de decisões sobre doping tomadas pelas federações internacionais, que reconhecem a autoridade do órgão arbitral em seus estatutos.

Tudo o que sabemos sobre:
CASeleiçãoJohn CoatesDick Pound

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.