Australiano vence e adia título de Fanning no surfe

O australiano Mick Fanning perdeu nesta quinta-feira a possibilidade de ser campeão por antecipação do Circuito Mundial de Surfe, o ASP World Tour, ao ser eliminado nas quartas de final da etapa de Portugal, a nona das dez previstas para este campeonato, realizada em Peniche, que foi vencida por Kai Otton, também da Austrália.

AE, Agência Estado

17 de outubro de 2013 | 14h53

Fanning seria campeão uma etapa antes do final da temporada se vencesse em Portugal ou até mesmo parando na decisão ou na semifinal, dependendo de uma combinação de resultados. O australiano, porém, caiu nas quartas de final ao perder para Otton por 10,00 a 9,43. Melhor brasileiro nesta etapa, Miguel Pupo caiu uma rodada antes e ficou na nona colocação.

Otton frustrou o desejo de Fanning de ser campeão em Portugal e conquistou outra expressiva vitória em Peniche ao derrotar nas semifinais o australiano Joel Parkinson, atual campeão mundial por 14,83 a 12,23. Na decisão, Otton assegurou a sua primeira conquista de uma etapa da elite do surge ao superar o norte-americano Nat Young por 12,23 a 11,03.

Com esse resultado, a definição desta temporada do Circuito Mundial de Surfe ficou para a Pipeline Masters, última etapa desse campeonato, realizada na praia de Pipeline, na costa norte da ilha de Oahu, no Havaí, que está prevista para ser disputada entre os dias 8 e 20 de dezembro.

Após a disputa da nona etapa, o campeonato é liderado por Fanning, com 53.100 pontos, e boa vantagem para os principais concorrentes. O norte-americano Kelly Slater é o segundo colocado, com 45.900 pontos, seguido pelo australiano Joel Parkinson, com 43.700, pelo sul-africano Jordy Smith, com 43.150, e pelo australiano Taj Burrow, com 42.900. Adriano de Souza, o Mineirinho, é o brasileiro melhor classificado, em 12º lugar, com 30.500 pontos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.