Australiano vence etapa de São Paulo da Indy

O piloto australiano Will Power, da equipe Penske, superou a chuva, as confusões durante a prova e o favoritismo dos adversários para conquistar a vitória na estreante etapa de São Paulo da Fórmula Indy, neste domingo, no circuito de rua do Anhembi. O melhor brasileiro foi Vitor Meira (AJ Foyt), que terminou em segundo lugar - chegou atrás também do norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti).

MILTON PAZZI JR., Agencia Estado

14 de março de 2010 | 16h12

Os dois brasileiros que eram favoritos à vitória enfrentaram diversos problemas durante a prova deste domingo. Assim, Hélio Castroneves (Penske) conseguiu apenas o nono lugar, enquanto Tony Kanaan (Andretti) ficou em décimo. Outro destaque do Brasil foi Raphael Matos, que conseguiu a quarta posição pela estreante equipe De Ferran/Luczo Dragon, que pertence ao ex-piloto brasileiro Gil de Ferran.

A reforma de última hora na reta do Sambódromo, para tornar o concreto mais aderente, deu certo. Assim, os pilotos passaram a acelerar ao máximo neste trecho do circuito de rua do Anhembi, o que não tinha acontecido no sábado - por conta disso, o treino de classificação foi adiado para acontecer neste domingo. Mas os reparos emergenciais tiveram um inconveniente: a poeira que ficou na pista. A visibilidade foi quase zero para os torcedores e os pilotos.

Por causa disso, a corrida já começou com um forte acidente. O japonês Takuma Sato (KV) retardou a freada na entrada do S do Samba, logo após a largada, e provocou uma sequência de batidas. A mais grave envolveu o brasileiro Mario Moraes (KV), cujo carro foi parar em cima do norte-americano Marco Andretti (Andretti). Foram precisos quase dez minutos para a retirada do piloto dos Estados Unidos, que nada sofreu.

A chuva também foi recorrente neste domingo no circuito do Anhembi. Antes da largada, alguns pingos caíram e preocuparam os pilotos. Mas, a partir da volta número 30, começou a chover forte. Neste momento, Tony Kanaan, que tinha rodado minutos antes, foi atingido pelo carro do canadense Alex Tagliani (Fazzt), que, por sua vez, tinha sido atingido pelo do inglês Dan Wheldon (Panther). Esse acidente acabou tirando as chances de vitória do brasileiro.

Com a pista molhada, os pilotos tinham dificuldades para manter o carro no trajeto. Foram quase vinte minutos de água pesada, o suficiente para mudar o panorama da corrida. A norte-americana Danica Patrick e o brasileiro Mário Romancini, entre outros, acabaram perdendo o controle. Diante disso, a direção da prova resolveu interromper a disputa na 35ª volta, até que melhorassem as condições do tempo.

A paralisação durou 38 minutos. Com o calor e o fim da chuva, a pista começou a secar rapidamente. Faltavam 42 minutos ou 38 voltas para completar - o que fosse atingido primeiro determinaria o fim da prova. Naquela altura, o australiano Ryan Briscoe assumiu a ponta, mas errou a freada à frente da saída dos boxes e foi parar nos pneus. Aí, Will Power acabou ficando com a vitória.

A segunda etapa da temporada da Fórmula Indy acontecerá em São Petersburgo, nos Estados Unidos, no dia 28 de fevereiro.

Confira a classificação final da prova:

1) Will Power (AUS/Penske) - 1h29min5263, em 61 voltas

2) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti) - a 1s8581

3) Vitor Meira (BRA/AJ Foyt) - a 0s7094

4) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon) - a 10s4235

5) Dan Wheldon (ING/Panther) - a 10s8883

6) Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi) - a 11s3473

7) Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi) - a 11s3473

8) Mike Conway (ING/Dreyer&Reinbold) - a 12s1654

9) Hélio Castroneves (BRA/Penske) - a 12s7411

10) Tony Kanaan (BRA/Andretti) - a 13s4850

11) Justin Wilson (ING/Dreyer&Reinbold) - a 13s9193

12) EJ Viso (VEN/KV) - a 16s9090

13) Bia Figueiredo (BRA/Dreyer&Reinbold) - a 19s6451

14) Ryan Briscoe (AUS/Penske) - a 1min14s9191

15) Danica Patrick (EUA/Andretti) - a 1 volta

16) Simona de Silvestro (SUI/HVM) - a 3 voltas

Não completaram a prova:

Mario Romancini (BRA/Conquest), volta 46, acidente

Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), volta 39, acidente

Alex Tagliani (CAN/Fazzt), volta 28, acidente

Hideki Mutoh (JAP/Newman Hass), volta 27, acidente

Milka Duno (VEN/Dale Coyne), volta 20, acidente

Takuma Sato (JAP/KV Racing), volta 1, acidente

Marco Andretti (EUA/Andretti), volta 1, acidente

Mario Moraes (BRA/KV Racing), volta 1, acidente

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.