Autoridades esperam que chegada de tocha olímpica a Londres anime cidade

Chuva e dúvidas nas equipes de segurança e transporte deixam evento sob nuvem de desânimo

MOHAMMED ABBAS, Reuters

21 de julho de 2012 | 12h09

A tocha olímpica começou a percorrer seu trecho final no bairro londrino de Greenwich neste sábado, uma jornada que as autoridades esperam que ajude a dissipar a nuvem de desânimo e cinismo que paira sobre a Olimpíada.

As autoridades eram só sorrisos enquanto um jovem portando a tocha corria pelo distrito marítimo de Royal Park, mas muitos britânicos temem que os jogos serão um fiasco caro e frustrado pela chuva.

À medida que semanas de chuva jogavam água nas perspectivas de um verão movimentado às vésperas do evento esportivo, a Grã-Bretanha lutava para arregimentar o número necessário de seguranças para os jogos de 27 de julho a 12 de agosto, e equipes de transporte e de alfândega estavam prestes a entrar em greve.

"Enquanto ela dispara pela cidade, sei que sua luminosidade irá dispersar quaisquer nuvens de umidade e ansiedade remanescentes... e espalhará o fogo crepitante do entusiasmo olímpico", disse Boris Johnson, prefeito de Londres, em referência à tocha. A tocha chegou a Londres na sexta-feira após passar por cidades e vilarejos britânicos, conduzida por um oficial da Marinha Real que desceu de um helicóptero na Torre de Londres, um dos locais mais populares da capital.

Depois de atravessar Greenwich, o revezamento continuou entre salvas e bandeiras para Stratford, no leste londrino, onde autoridades esperam que o recém-construído Parque Olímpico, que inclui o estádio principal, ajudará a regenerar o que há tempos era uma área degradada. Nos próximos dias a tocha será conduzida pelos marcos religiosos, políticos e reais de Londres, culminando com a iluminação do caldeirão olímpico em Stratford.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.