Badminton brasileiro já garante a primeira medalha no Pan

O badminton do Brasil já sabe que vai subir ao pódio dos Jogos Pan-Americanos pelo menos uma vez. Nesta segunda-feira, logo no primeiro jogo do dia, comemorou a vitória de Hugo Arthuso/Daniel Paiola sobre os guatemaltecos Rodolfo Ramírez/Jonathan Solis por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18), pelas quartas de final da chave de duplas masculinas, e garantiu ao menos no bronze na disputa.

Estadão Conteúdo

13 de julho de 2015 | 12h09

Isso porque, no badminton, diferente do tênis, por exemplo, não existe a disputa da medalha de bronze. Os dois derrotados na semifinal terminam oficialmente no terceiro lugar. Assim, mesmo que percam o próximo jogo, os brasileiros irão ao pódio. Depois de tirarem a dupla cabeça de chave número 2, Hugo e Daniel enfrentam quem vencer do duelo entre dominicanos e cubanos.

Ao longo desta segunda-feira, o Brasil ainda fará outros cinco jogos que valem medalha, sendo favorito em dois deles, também em duplas: femininas e mistas. Joga contra República Dominicana e Jamaica, respectivamente.

Na chave feminina de simples, eram duas chances de medalha, mas a primeira já foi desperdiçada. Fabiana Silva foi derrotada pela canadense Rachel Honderich, uma das favoritas ao ouro, por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/10. Fabiana já havia sido eliminada também nas duplas feminina e mista.

Lohaynny Vicente tem chance de três medalhas, uma vez que, além de estar nas quartas de final da chave individual, joga duplas femininas com a irmã Luana e duplas mistas com Alex Tjong. Daniel Paiola e Ygor Coelho seguem vivos na chave masculina de simples.

Em Guadalajara, há quatro anos, o Brasil ganhou apenas um bronze, com Daniel Paiola. O País nunca disputou os Jogos Olímpicos, mas em 2016 terá direito a um convite na chave masculina de simples e outro na feminina. Hoje, não precisaria do convite, porque Paiola e Fabiana estão na zona de classificação do ranking mundial. Nas duplas, vão ao Rio o melhor time do continente em cada disputa.

Tudo o que sabemos sobre:
Jogos Pan-AmericanosbadmintonBrasil

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.