Larry Downing/Reuters
Larry Downing/Reuters

Barack Obama reforça apoio a candidatura olímpica de Chicago

A menos de duas semanas para o anúncio da sede para os Jogos de 2016, presidente dos EUA faz campanha

AE-AP, Agencia Estado

16 de setembro de 2009 | 15h21

Se havia alguma dúvida sobre o apoio de Barack Obama à candidatura de Chicago aos Jogos Olímpicos de 2016, ela acabou nesta quarta-feira. A pouco menos de duas semanas para o anúncio da sede, o presidente norte-americano disse que o país quer muito organizar o evento.

"Chicago está pronta, os Estados Unidos estão prontos, e queremos estes Jogos", disse Obama nesta quarta-feira, durante audiência com atletas olímpicos e o prefeito da cidade, Richard Daley.

O atual presidente começou sua carreira política na cidade, e por isso é um dos maiores trunfos da candidatura. Chicago concorre com Rio de Janeiro, Madri e Tóquio. O anúncio final acontecerá em Copenhague, no dia 2 de outubro.

Segundo Obama, a cidade "fará os Estados Unidos se orgulharem, e os Estados Unidos farão o mundo se orgulhar". Chicago, assim como Madri e Rio, jamais sediou uma Olimpíada. Tóquio é a única cidade na disputa que tem experiência nos Jogos, em 1964.

O apoio do presidente é visto como fundamental na disputa pelos Jogos, já que parte dos investimentos terá origem pública. A primeira-dama Michelle Obama já confirmou que irá à cerimônia de escolha da sede. O presidente não confirmou nem descartou sua presença em Copenhague.

Charles Dharapak/AP

Presidente Barack Obama brinca com esgrimista da equipe norte-americana, no jardim da Casa Branca

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.