Barco Abu Dhabi chega em primeiro lugar em Itajaí na Volvo Ocean Race

Após mais de 12 mil quilômetros de mar revolto e várias dificuldades entre a Nova Zelândia e o Brasil, o barco Abu Dhabi venceu a quinta etapa da Volvo Ocean Race. O time foi o primeiro a cruzar a linha de chegada em Itajaí às 16h32 deste domingo. Com uma chegada apertada, com pouco mais de meia hora de vantagem entre um barco e outro, o Abu Dhabi garantiu a ponta e o segundo lugar ficou com o Team Mapfre, do brasileiro André Fonseca, que chegou em Santa Catarina perto das 17h.

Estadão Conteúdo

05 de abril de 2015 | 21h29

Com o tempo bem instável, os primeiros barcos foram recepcionados por centenas de pessoas que aguardavam na Vila da Regata. A quinta etapa teve ciclone na Oceania, gelo nos Mares do Sul, icebergs e a passagem pelo Cabo Horn. O Abu Dhabi chegou a pouco mais de sete milhas náuticas do segundo colocado, o Mapfre.

O time feminino SCA, com três velas danificadas, tem enfrentado dificuldades para chegar a Itajaí e está a mais de 600 milhas de distância. A última previsão de chegada da equipe divulgada pelo comitê organizador é entre as 21h de segunda-feira e 11h de terça-feira. Já o Dongfeng Race Team foi obrigado a abandonar a etapa. Com o mastro quebrado pouco antes de atravessar o Cabo Horn, o time está seguindo para Itajaí a motor, onde vai consertar o mastro para a próxima etapa até Newport, nos Estados Unidos.

O Abu Dhabi, que também lidera a competição, abriu vantagem de sete pontos na classificação geral. A Volvo Ocean Race conta ainda com quatro etapas até o final da competição.

É sempre bom lembrar que a equipe que tiver o menor número de pontos vence na Volvo Ocean Race. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Aquele que chega em 1º lugar recebe um ponto e o que chega em 6º, seis. A classificação geral da regata até aqui é seguinte:

1º Abu Dhabi Ocean Racing - 9 pontos

2º Dongfeng Race Team - 16 pontos

3º Team Brunel - 18 pontos

5º Mapfre - 18 pontos

4º Team Alvimedica - 19 pontos

6º Team SCA - 24 pontos

7º Team Vestas Wind - 36 pontos

Tudo o que sabemos sobre:
velaVolvo Ocean Race

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.