Bobby Yip/Reuters
Bobby Yip/Reuters

Barco de Martine ganha uma posição e ocupa o quinto lugar na Volvo Ocean Race

Liderança da competição continua com a equipe holandesa do Team Brunel

Estadão Conteúdo

05 Maio 2018 | 15h14

O barco holandês Akzonobel, que conta com a participação da brasileira Martine Grael, ganhou uma posição na oitava etapa da Volvo Ocean Race. Na parcial mais recente deste sábado, o veleiro da campeã olímpica aparecia na quinta colocação à frente dos espanhóis da Mapfre.

+ Leia mais notícias sobre vela

+ A cinco dias do fim da 8ª etapa, barco holandês mantém ponta da Volvo Ocean Race

+ Barcos da Volvo Ocean Race deixam a costa brasileira rumo a Newport

As duas equipes, no entanto, estão muito próximas uma da outra, com 1,4 milha náutica de distância (cerca 2,5 quilômetros). A liderança continua com a equipe holandesa do Team Brunel, mas com o barco chinês da Dongfeng Race cada vez mais próximo.

A distância que na sexta-feira era de apenas 7,2 milhas náuticas de distância (cerca de 13 quilômetros), caiu para menos da metade neste sábado. Apenas 2,8 milhas náuticas (5 quilômetros) separam as duas embarcações.

Os norte-americanos/dinamarqueses do Vestas 11TH Hour Racing aparecem em terceiro lugar, à frente do veleiro da ONU, Turn The Tide On Plastic. Em último estão os chineses do Sun Hung Kai/Scallywag.

A expectativa é que os primeiros colocados cheguem ao ponto final da etapa, em Newport, nos Estados Unidos, na próxima terça-feira pela manhã. Neste sábado, os veleiros passaram pelo Triângulo das Bermudas, região que tem como limites as Bermudas, Porto Rico, Fort Lauderdale, na Flórida, e as Bahamas.

Faltam apenas cerca de 1.000 milhas para o término da etapa que teve largada em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, em um trajeto total de 5.700 mil milhas náuticas. A liderança da classificação geral é do Dongfeng, com um ponto de vantagem sobre a Mapfre. Depois de Newport, os veleiros partem para Cardiff (Reino Unido), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda).

Mais conteúdo sobre:
Vela Martine Grael Vela

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.