Dave Kneale/EFE
Dave Kneale/EFE

Barco espanhol vence última etapa da Volvo Ocean Race

Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, já havia conquistado o título da regata por antecipação

Agencia Estado

27 de junho de 2009 | 09h54

O barco espanhol Telefonica Black foi o vencedor da décima e última etapa da Volvo Ocean Race, a regata volta ao mundo. Neste sábado, a embarcação conquistou a sua primeira vitória na competição ao chegar em primeiro na cidade de São Petersburgo, na Rússia.

"A décima etapa era a nossa última esperança. Nas últimas 100 milhas tivemos uma grande batalha com o Puma, e chegamos na frente deles", comemorou Fernando Echavarri, comandante do Telefonica Black, que completou a etapa em 12 horas e 41 minutos.

Os espanhóis foram seguidos do norte-americano Puma, que liderou a maior parte das 400 milhas da etapa. A última perna da Volvo Ocean Race saiu de Estocolmo na quinta-feira. O terceiro lugar ficou com o Telefonica Blue e o quarto, com o Ericsson 3.

O sueco Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, chegou apenas em quinto, mas já havia conquistado o título por antecipação. A embarcação garantiu a vitória na penúltima etapa, ao chegar em terceiro em Estocolmo, no dia 16.

No final da prova, o Ericsson 4, que somou 114,5 pontos, à frente dos 105,5 do segundo colocado (Puma), completou as 42.500 milhas da volta do mundo em 127 dias, sete horas, 46 minutos e 21 segundos. A Volvo Ocean Race teve início no dia 11 de outubro de 2008, na cidade espanhol de Alicante.

Tudo o que sabemos sobre:
velaVolvo Ocean RaceTorben Grael

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.