Don Emmert/AFP
Don Emmert/AFP

Barco holandês Team Brunel vence regata interna da Volvo Ocean Race em Newport

Embarcação ganha prova disputada nas águas de Rhode Island, nos Estados Unidos

Estadão Conteúdo

20 de maio de 2018 | 00h06

O barco Team Brunel venceu neste sábado a "In-Port Race" de Newport, disputada nas águas de Rhode Island, nos Estados Unidos. A embarcação holandesa conseguiu sair na frente dos adversários na largada e sustentou a liderança da disputa, que não conta pontos para a Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo.

+ Barco da ONU faz crítica às refinarias de petróleo durante Volvo Ocean Race

A In-Port Race é realizada entre uma etapa e outro da competição e serve como critério de desempate. É como um campeonato interno dentro da disputa, uma forma de as embarcações testarem os seus equipamentos antes de pegarem alto-mar.

Na disputa em Newport, então, o Team Brunel se deu melhor, sendo seguido pelo espanhol Mapfre, na segunda posição. Já o Vestas 11th Hour Racing, um barco dinamarquês e norte-americano, foi o terceiro colocado. "Sabíamos que o início seria crucial", disse o neozelandês Peter Burling, do Team Brunel. "Saímos muito bem e isso tornou a nossa vida bastante fácil".

O SHK / Scallywag, fechou essa disputa em quarto lugar, seguido pelo chinês Dongfeng Race Team. O holandês Team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, foi o penúltimo colocado, só ficando à frente do Turn the Tide on Plastic, uma embarcação da ONU.

Líder na classificação geral, o Mapfre também lidera a disputa paralela, das In-Ports Races, com 50 pontos, seguido por Dongfeng Race Team, com 42, Team Brunel, com 36, e AkzoNobel, com 35.

Neste domingo, se iniciará a nona das 11 etapas da Volvo Ocean Race. Os barcos deixarão Newport e vão seguir rumo a Cardiff, no País de Gales. A travessia terá 3.300 milhas náuticas (cerca de 6.100 quilômetros) e possui pontuação dobrada.

Tudo o que sabemos sobre:
Vela

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.