Belga bate recorde de 'maratona de maratonas'

Por Eva Dou

REUTERS

10 de fevereiro de 2011 | 09h54

BRUXELAS (Reuters Live!) - Quem corre maratonas costuma dizer que uma prova por ano já está de bom tamanho, tanto para o corpo quanto para a mente. Mas isso jamais satisfaria o belga Stefaan Engels, que acaba de completar 365 maratonas em 365 dias.

Na verdade, nem isso foi suficiente para Engels, que acabou percorrendo 401 maratonas nesse mesmo número de dias - 18 em uma bicicleta de mão, e o resto a pé, sendo 365 consecutivas.

O corredor de 49 anos, morador de Ghent (noroeste belga), já detinha outro recorde, o de maior número de triatlos em um ano (20).

"Foi um desafio pessoal", disse ele à Reuters por telefone nesta semana, depois de concluir sua maratona de maratonas. "Eu queria saber se era possível."

Pode parecer simples, mas houve percalços. O desafio começou em 1o de janeiro de 2010, quando ele saiu de Ghent e correu os 42.195 metros da prova clássica. Manteve esse ritmo pelos 17 dias seguintes, mas então uma lesão no pé o obrigou a parar.

Só que Engels não queria desistir. No mesmo dia comprou uma bicicleta de mão e usou os braços para continuar a série de maratonas até que o pé ficasse bom.

No 36o dia, Engels anunciou que voltaria à estaca zero e reiniciaria o desafio - nada que surpreendesse os amigos desse teimoso asmático que já recebeu recomendações médicas para evitar completamente os exercícios.

Vinte e cinco pares de tênis e mais de 15 mil quilômetros depois, ele cruzou a linha de chegada em Barcelona, em 5 de fevereiro, encerrando uma jornada que foi comparada à épica corrida do personagem de cinema Forrest Gump pelos Estados Unidos.

(Reportagem de Eva Dou)

Tudo o que sabemos sobre:
ATLETISMOBELGICACORREDOR*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.