Bellucci sobe uma posição e sonha com o top 20

Atleta chega à 21ª colocação no ranking da ATP e hoje estreia em torneio na Suíça, no qual[br]defende 262 pontos

, O Estado de S.Paulo

27 de julho de 2010 | 00h00

Thomaz Bellucci não ganhou nenhum torneio esses dias, mas pode comemorar. Ele alcançou ontem a melhor posição de sua carreira no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), com a 21ª colocação. Ao avançar às quartas de final do Torneio de Hamburgo na semana passada, o brasileiro chegou aos 1.732 pontos e pulou uma posição na lista, superando o espanhol Juan Carlos Ferrero.

Hoje, o tenista começa a defender o título em Gstaad, na Suíça - vai enfrentar na primeira rodada o suíço Marco Chiudelli, número 63 do mundo. Ontem, ele não foi bem nas duplas e, ao lado de Franco Ferreiro, foi derrotado por Marcelo Melo e Bruno Soares. Apesar de um bom começo, levou a virada nos dois sets seguintes (3/6, 6/4 e 10/7).

Aos 22 anos, Bellucci terá dificuldades para integrar a seleta lista de top 20 do ranking da ATP - ele está quase 200 pontos atrás do norte-americano Sam Querrey (1910). E, se não vencer o torneio suíço, poderá cair de posição. Afinal, ele defende 262 pontos. Ricardo Mello também ganhou uma colocação no ranking, ao assumir o 89.º lugar. Já o gaúcho Marcos Daniel caiu para 126.º.

Os 20 primeiros da lista seguem iguais. Líder pela 54.ª semana na carreira, o espanhol Rafael Nadal segue tranquilo na ponta, com10.745 pontos. O sérvio Novak Djokovic, com 6.905, e o suíço Roger Federer, com 6.885, estão na cola. O Top 10 é completado por Andy Murray, Robin Soderling, Nikolay Davydenko, Juan Martin del Potro, Tomas Berdych, Andy Roddick e Fernando Verdasco.

Feminino. Serena Williams lidera o ranking da WTA, seguida por Jelena Jankovic e por Venus Williams.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.