PUBLICIDADE

Publicidade

Beth Gomes e Petrúcio Ferreira são os vencedores do Prêmio Paralímpicos

Cerimônia foi realizada na noite desta terça-feira em São Paulo e premiou principais destaques da temporada

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, em São Paulo, o Comitê Paralímpico Brasileiro entregou o Prêmio Paralímpico para os melhores do ano. Os grandes vencedores foram Beth Gomes, do arremesso de disco, e o velocista Petrúcio Ferreira. 

"Este ano foi muito especial. Não arredamos um milímetro do trilho estabelecido no nosso plano estratégico lá em 2017, que inverteu a lógica do esporte paralímpico. Hoje, o CPB vai até as pessoas com deficiência, e não as pessoas com deficiência vão até o CPB", disse Mizael Conrado presidente do CPB, que entregou os troféus de melhores do ano por gênero.

Petrúcio e Beth Gomes foram os principais premiados. Foto: Alê Cabra/ CPB

PUBLICIDADE

Destaque feminino, Beth Gomes foi ouro no Mundial de Atletismo de Dubai, nos Emirados Árabes, quando bateu o recorde mundial do arremesso de disco, e nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. "É muita gratidão estar aqui nesse palco, dividindo esse prêmio tão sonhado por todos. Não é só meu, é de todos os atletas que aqui estão", disse a santista de 54 anos.

Petrúcio Ferreira, que faturou o prêmio no masculino, subiu no lugar mais alto do pódio nos 100m (com recorde mundial) e nos 400m no Mundial em Dubai, além de ter conquistado ouro nos 100m e 400m e prata no revezamento 4x100m no Parapan de Lima.

"Foi um ano excepcional para mim, com ótimos resultados, objetivos alcançados, então foi só alegria em 2019. O próximo capítulo será voltar aos treinos, focando em Tóquio 2020 e a meta é subir um pouco mais alto no pódio", disse o atleta que compete no atletismo pela classe T47 (amputados de braço).

A judoca Alana Maldonado ficou com o prêmio de Atleta da Galera, com 35% dos votos. Já Wendell Belarmino foi escolhido como a revelação do ano. O nadador participou pela primeira vez de um Parapan e de um Mundial, faturando nove medalhas (quatro ouros e duas pratas em Lima e um ouro, uma prata e um bronze em Londres).

Confira os vencedores por modalidade:

Publicidade

Atletismo - Petrúcio Ferreira Basquete em CR - Vileide Almeida Bocha - Maciel Santos Canoagem - Luis Carlos Cardoso Ciclismo - Lauro Chaman Esgrima em CR - Jovane Guissone Esportes de Neve - Cristian Ribera Futebol de 5 - Raimundo Nonato Futebol de 7 - Bira Mgalhães Goalball - Leomon Moreno Halterofilismo - Mariana D’Andrea Hipismo - Rodolpho Riskala Judô - Meg Emmerich Natação - Carol Santiago Parabadminton - Vitor Tavares Parataekwondo - Débora Menezes Remo - Renê Pereira Rúbgi em CR - Julio Braz Tênis de Mesa - Paulo Salmin Tênis em CR - Daniel Rodrigues Tiro Esportivo - Alexandre Galgani Tiro com arco - Jane Karla Gögel Triatlo - Carlos Viana

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.