01 de fevereiro de 2008 | 22h07
RIO - O Campeonato Carioca começa neste sábado, às 18h10, para Botafogo e Vasco, quando as equipes se enfrentam no primeiro clássico da competição. Pelo retrospecto até o momento, o time botafoguense entra em campo com certo favoritismo sobre o rival, uma vez que chega à partida invicto, com quatro vitórias no mesmo número de jogos e o melhor ataque do Estadual.
Do lado oposto, o desacreditado Vasco, que iniciou a campanha com derrota para o Madureira, mas que em boa hora goleou o Resende por 5 a 2 na última quarta-feira. Para ambas as equipes, porém, o clássico será o primeiro teste real de seus elencos."Este jogo será o verdadeiro tira-teima até o momento?, diz o meia alvinegro Zé Carlos, que já marcou quatro vezes. "Iremos mostrar a todos que o novo Botafogo é tão bom ou talvez melhor que o do ano passado".
Os vascaínos, por sua vez, demonstram nas entrelinhas de suas declarações que vêm cautelosos para o duelo, e julgam o adversário ligeiramente superiores. "O ataque do Botafogo é muito rápido e precisaremos estar atentos. O objetivo primeiro é não levar gol e tentar sair com a vitória", diz o zagueiro Jorge Luiz.
O goleiro vascaíno Tiago chegou a ser dúvida para a partida. Ele tem um edema na coxa direita mas garante que em hipótese nenhuma deixará passar a oportunidade de estrear no Maracanã. No entanto, não poderá efetuar cobranças de faltas. Sua missão, portanto, será exclusivamente parar o perigoso ataque botafoguense. "Eles atacam em bloco, o que exigirá muita atenção da defesa", diz o goleiro.
O confronto também terá dose extra de emoção para o argentino Ferrero e para o uruguaio Castillo, que jamais atuaram no Maracanã e farão seu primeiro clássico brasileiro. "Trata-se de um estádio mítico. Estou muito ansioso e vou entrar com motivação extra para vencer", diz o zagueiro Ferrero.
"Os clássicos são sempre especiais. Lá no Uruguai, as partidas entre o Nacional e o Peñarol são vividas com grande intensidade. Já percebi que aqui é semelhante. Estrear no Maracanã contra o Vasco será espetacular", comemora Castillo, que espera ser mais exigido do que foi até o momento.
Com três pontos a menos que o Botafogo, uma vitória deixaria o Vasco em condições de brigar pela ponta do grupo B. Já o Alvinegro vê a possibilidade de garantir classificação às finais da Taça Guanabara com um triunfo.
"Para os clássicos, os jogadores naturalmente se preparam com mais intensidade, há uma entrega maior que a normal. Será um jogo difícil", diz Cuca, técnico botafoguense.
ADVERSÁRIO FÁCIL PARA O FLAMENGO
Mesmo sem ainda ter empolgado, o Flamengo tenta manter a liderança do grupo A da Taça Guanabara diante do desesperado América, que conta com seu quinto treinador - Gaúcho - em apenas quatro partidas, também neste sábado, às 16 horas.
?O momento é de decisão. Vamos jogar a partida mais importante do ano até agora?, declarou. "Com a classificação garantida, pretendo usar os dois jogos restantes da Taça Guanabara para dar ritmo a alguns jogadores", disse, citando Diego Tardelli e Kléberson.
Apesar da péssima campanha do América, que já demitiu dois treinadores no Carioca e luta contra o rebaixamento, o técnico do Flamengo acredita em um jogo complicado.
"O América está ferido e vai querer se recuperar diante do líder. Além disso, o jogo será realizado num horário muito ruim. Lá [no Engenhão] faz muito calor, mas a tabela é essa".
BOTAFOGO X VASCOBotafogo - Castillo; Alessandro, Ferrero, Renato Silva e Triguinho;Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio e Zé Carlos; Jorge Henrique e WellingtonPaulista. Técnico - Cuca.
Vasco - Tiago; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Luisão, Carlinhos; Jonílson,Beto, Leandro Bomfim e Morais; Alex Teixeira e Alan Kardec. Técnico -Romário.
Árbitro - Péricles Bassols Cortez
Horário - 18h10
Local - Maracanã, Rio de Janeiro
TV - PPV
Encontrou algum erro? Entre em contato