PUBLICIDADE

Publicidade

Boxe: Ali x Foreman, a luta do século, completa 35 anos

Combate foi exemplo de que competência, determinação e inteligência podem tornar possível uma vitória

Por Wilson Baldini Jr
Atualização:

 A FRASE
 Muhammad Ali Sobre o golpe da vitória na luta
 "Nunca pensei que um punho pudesse carregar tanta potência. Nunca havia ouvido o som do medo em meu córner"

A luta foi eletrizante desde os primeiros segundos. "Nunca pensei que um punho pudesse carregar tanta potência", afirmou Ali, no livro Sou o mais Poderoso, ao se referir sobre a força de Foreman. "Nunca havia ouvido o som do medo em meu córner", continuou o desafiante, que revelou ter sido atingido com força no segundo assalto. "Minha cabeça vibrava como um diapasão."

PUBLICIDADE

O terceiro round era apontado pelos técnicos de Foreman, Sandy Sadller e Archie Moore, como o momento certo para o nocaute. Ele não veio. Pior. Ali não parava de acertar o rosto de Foreman, que demonstrava cansaço. O quinto round foi incrível. A troca de golpes é uma das mais empolgantes da história. Os dois sentiram o castigo, diminuíram o ritmo até a decisão no oitavo. Ali aproveitou um descuido para acertar uma sequência de três fortes golpes. Foreman foi caindo em câmera lenta. Detalhe: Ali poderia ter castigado o adversário, desguarnecido, mas, elegante, deixou o rival desabar na lona. Inesquecível.

VIDA

Muhammad Ali, 67 anos, e George Foreman, 60, são um sucesso também fora dos ringues. Depois de ganharem muito dinheiro em suas carreiras, dois dos maiores nomes do pugilismo em todos os tempos seguem acumulando fortuna.

Muhammad Ali abandonou os ringues em 1981, depois de se sagrar três vezes campeão mundial dos pesos pesados. Três anos mais tarde os médicos diagnosticaram sintomas do Mal de Parkinson no eterno campeão. A doença lhe tirou boa parte da mobilidade, mas não o entusiasmo e a motivação para seguir no trabalho e na divulgação do islamismo, religião que adotou nos anos 60.

Por várias vezes, Ali mostrou que seu passaporte segue com grande atividade. Em média, são mais de 250 dias em viagens internacionais. Seu nome está vinculado a vários produtos esportivos. O último contrato foi assinado com a Everlast. A marca escolheu Ali para festejar o seu centenário.

Publicidade

 O NÚMERO

80 milhões

de dólares investiu Muhammad Ali para construir um museu em Louisville

Em novembro de 2005, Ali fundou um museu em Lousville, sua cidade natal. Investiu US$ 80 milhões em uma obra gigantesca. Tudo sobre o ex-campeão está reunido em um lugar maravilhoso.

Foreman seguiu caminhos diferentes, mas atingiu o sucesso da mesma forma. Big George abandonou os ringues pela primeira vez em 1977. Voltou dez anos depois e ganhou o título mundial em 1994, aos 45 anos, ao nocautear Michael Moorer.

Ganhou muito dinheiro, mas ficou ainda mais milionário, ao filiar seu nome com uma marca de grill. Foram mais de US$ 100 milhões para sua conta bancária. A exemplo de Ali, Foreman também viaja pelo mundo. Esteve no Brasil, em 2003.

Atualmente, divide suas atenções com a carreira de George Foreman III, que iniciou em junho sua carreira profissional. Ele soma três vitórias por nocaute. Mas, provavelmente, nunca irá atingir o nível do pai.

Arquivo/AP

George Foreman cai após o golpe de Muhammad Ali, que é afastado pelo árbitro, no oitavo assalto

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.