Jason Lee/Reuters<br>
Jason Lee/Reuters

Brasil e Argentina se enfrentam na China e agitam fim de semana

Brasileirão tem mais uma emocionante rodada, enquanto Brasil pode ser campeão no vôlei feminino; NBA desembarca no Rio de Janeiro

O Estado de S. Paulo

10 de outubro de 2014 | 12h03

Brasil e Argentina, o maior clássico de futebol do planeta pode definir como será o fim de semana esportivo. Duas das seleções com maiores histórias e com rivalidade em alta depois da campanha dos argentinos na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, as equipes jogam do outro lado do mundo, com direito a disputa de título de 'Rei' da América. A partida ainda coloca frente a frente Neymar e Messi, dois dos melhores jogadores do mundo e que dessa vez atuarão em lados opostos, diferentemente do que acontece no Barcelona, quando eles brilham jogando no mesmo time. O Superclássico das Américas é na manhã de sábado, 9h05 e, na TV, tem transmissão da Globo e Sportv.

BRASILEIRÃO
O Campeonato Brasileiro vai se encaminhando para sua reta decisiva, com mais um fim de semana de muita emoção para os torcedores de todo o Brasil. Neste sábado, a 28ª rodada começa com o duelo dos opostos: o Corinthians, motivado pela vitória sobre o líder Cruzeiro fora de casa, enfrenta o Botafogo, em péssimo momento e atual lanterna da competição. A partida será em Manaus. No mesmo dia, o Palmeiras, em ascensão no campeonato após deixar a zona de rebaixamento, tem difícil desafio contra o Grêmio, no Pacaembu.

No domingo, os dois primeiros colocados entram em campo no mesmo horário, às 16 horas. Enquanto o Cruzeiro tenta se manter tranquilo na ponta contra o Flamengo, no Rio, o São Paulo joga para diminuir sua desvantagem em confronto contra o Atlético-MG, que deixou o G-4 e é o atual 6º colocado. Outro jogo entre rivais direto na parte de cima da tabela é entre Inter e Fluminense, e com as duas equipes precisando dar respostas a seus torcedores. Enquanto isso, o Santos, que continua subindo na classificação, coloca a invencibilidade de três jogos à prova diante da Criciúma.

28ª RODADA
Sábado
Botafogo x Corinthians - 18h30
Goiás x Coritiba - 18h30
Palmeiras x Grêmio - 21h

Domingo
Flamengo x Cruzeiro - 16h
Atlético-MG x São Paulo - 16h
Bahia x Chapecoense - 16h
Inter x Fluminense - 16h
Sport x Vitória - 18h30
Atlético-PR x Figueirense - 18h30
Criciúma x Santos - 18h30

FUTEBOL INTERNACIONAL
Assim como acontece com a seleção brasileira, outras grandes seleções do mundo entram em campo. Na Europa, diferentemente do que ocorre no Brasil, os torneios nacionais param para a disputa de jogos das Eliminatórias da Eurocopa. Em rodadas distribuídas entre quinta e segunda-feira, o grande jogo do fim de semana é, por causa da rivalidade, entre Polônia e Alemanha. Além de ser um encontro de vizinhos, o jogo de sábado é legal por colocar frente a frente o atacante polonês Robert Lewandovski contra grande parte de seus companheiros do Bayern de Munique, que atua pela seleção alemã. Será que os tetracampeões mundiais vão dar mais um show?

Um dia depois, domingo, a cambaleante Espanha, que ainda não superou a frustrante campanha da Copa do Mundo, precisa se recuperar da inesperada derrota para a Eslováquia em duelo com a seleção de Luxemburgo. Pelo Grupo E, a Inglaterra, com campanha perfeita em dois jogos disputados, encara a Estônia. O Sportv tem os direitos de transmissão das eliminatórias da Eurocopa. Outras seleções, de folga das eliminatórias, não ficam paradas e disputam amistosos. Destaque para a partida entre França e Portugal, na tarde de sábado, e também à grande rivalidade entre México e Panamá, que se enfrentam domingo.

VÔLEI
Chegou a hora da verdade no Mundial de Vôlei Feminino, disputado na Itália. Ainda com campanha perfeita, o Brasil tem mais dois jogos para conquistar o único título que falta para a atual geração. As partidas acontecem durante as tardes de sábado e domingo e terão transmissão do SporTV.

BASQUETE
O Rio é o grande centro do basquete mundial neste fim de semana. A 'cidade maravilhosa' é palco do jogão entre Miami Heat e Cleveland Cavaliers, pela pré-temporada da NBA. A partida marca o primeiro reencontro do astro LeBron James com os seus ex-companheiros de Miami, com quem foi campeão da liga duas vezes. ESPN e Sportv acompanham a partida. Nos Estados Unidos, outros jogos também chamam atenção, com destaque para a rivalidade entre Boston Celtics e New York Knicks. O Golden State Warriors, novo time do brasileiro Leandrinho, faz o clássico da Califórnia contra o Los Angeles Lakers na noite de domingo.

FÓRMULA 1
Depois de uma corrida atípica no Japão, marcada por muita chuva e o acidente envolvendo o francês Jules Bianchi, a Fórmula 1 chega, pela primeira vez, à Sochi, na Rússia. A disputa deve ser boa, já que os pilotos não conhecem o circuito e seu traçado. Lewis Hamilton e Nico Rosberg fazem mais uma intensa 'briga' na busca pelo título mundial. O brasileiro Felipe Massa, correndo por fora, quer escrever seu nome na história da categoria e vencer a primeira corrida no novo circuito de Sochi. A prova será domingo, 9 da manhã, com transmissão da TV Globo.

TÊNIS
O Masters 1000 de Xangai chega em sua fase decisiva e só os melhores tenistas do mundo ainda sonham com o título. No sábado, as semifinais colocarão na quadra o sérvio Novak Djokovic, atual número um do mundo, e Roger Federer, considerado por muitos como o maior em sua categoria na história. O vencedor do confronto enfrenta, domingo, o outro finalista entre o francês Gilles Simon e o espanhol Feliciano López.

GINÁSTICA
O Mundial de Ginastica Artística tem mais um fim de semana importante para o Brasil. Depois de um grande resultado na competição por equipes masculinas, é hora de disputas individuais. Sábado, o bicampeão mundial Diego Hypolito defende seu terceiro título no solo, enquanto Arthur Zanetti, atual campeão olímpico e mundial nas argolas, busca mais um bom resultado. No dia seguinte, Sérgio Sasaki compete no salto.

SURFE
Começa neste domingo a etapa de Peniche, em Portugal, do circuito mundial de surfe. A disputa, a penúltima da temporada, pode ser histórica para o Brasil, já que Gabriel Medina, dependendo de uma combinação de resultados, pode garantir o título. O primeiro desafio do paulista é contra os australianos Kai Otton e Jacob Willcox. Kelly Slater, segundo colocado no ranking da temporada, enfrenta Matt Wilkinson e Nic Von Rupp. Os brasileiros Miguel Pupo, Filipe Toledo, Alejo Muniz, Raoni Monteiro, Jadson André e Adriano de Souza, o Mineirinho, também estão na disputa.

 FUTEBOL AMERICANO
A sexta rodada da NFL chega com os favoritos já encaminhando sua classificação para os playoffs. Um deles, o Seattle Seahawks, atual campeão do Superbowl, encara o Dallas Cowboys, que melhorou bastante em relação à última temporada. Outro jogo de destaque será disputado entre Phipadelphia Eagles e New York Giants, na noite de domingo. A ESPN transmite os dois jogos, a partir de 17 horas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.