Jonne Roriz/AE
Jonne Roriz/AE

Brasil estreia no judô contra mongol e vietnamita

Felipe Kitadai (até 60 kg) encara Tumurkhuleg Davaadorj; Sarah Menezes (até 40 kg) terá Ngoc Tu Van como rival

WILSON BALDINI JR., Agência Estado

26 de julho de 2012 | 09h07

Os judocas do Brasil já conhecem os seus primeiros adversários nos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta quinta-feira, foi realizado os sorteios das chaves de todas as 14 categorias do esporte, que contarão com a participação de lutadores do País e vão começar a ser disputadas neste sábado.

Felipe Kitadai (até 60kg) estreia contra o mongol Tumurkhuleg Davaadorj, que terminou o ranking olímpico em nono lugar, duas posições acima do brasileiro. Em uma possível terceira rodada, Kitadai deverá enfrentar o usbeque Rishod Sobirov, medalhista de ouro no Mundial de 2010.

Também neste sábado, Sarah Menezes (até 40kg), terceira cabeça de chave, começa a Olimpíada com uma luta teoricamente mais fácil, diante da vietnamita Ngoc Tu Van, 54.º do ranking e convidada da organização.

No domingo, Leandro Cunha (até 66kg), quarto do ranking, inicia a briga pelo ouro contra o polonês Pawel Zagrodnik, apenas o 33.º do mundo. Erika Miranda (até 52kg) estreia já na segunda rodada, contra a sul-coreana Kyung-Ok Kim.

No dia seguinte é a vez de Rafaela Silva (até 57kg) e Bruno Mendonça (até 73kg) subirem no tatame. Ela pega Miryam Roper, da Alemanha. Ele luta contra Fred Yannick Uwase, de Ruanda, um dos últimos do ranking mundial.

Em busca da terceira medalha olímpica da carreira, Leandro Guilheiro (até 81kg), favorito ao ouro, luta na terça-feira e estreia contra um rival que traz boas recordações: Konstantins Ovchinnkovs. Isso porque o letão também foi seu adversário na primeira luta do Mundial de Judô de 2010, quando o brasileiro foi vice-campeão. No mesmo dia, Mariana Silva (até 63kg) estreará contra a chinesa Lili Xu, quinta colocada do ranking.

Outra que tem estreia difícil é Maria Portela (até 70kg), que vai lutar logo de cara contra a colombiana Yuri Alvear, campeã mundial de 2009, na quarta-feira. No mesmo dia, Tiago Camilo (até 90kg) vai enfrentar na sua primeira luta o ucraniano Roman Gontiuk que, assim como ele, faturou bronze nos Jogos de Pequim. O brasileiro, porém, vive melhor fase.

Na quinta, os brasileiros estreiam contra africanos. Oumar Kone, de Mali, um dos últimos do ranking mundial, é o adversário da primeira luta de Luciano Correa (até 100kg). Já Mayra Aguiar (até 78kg), melhor do mundo, abre a competição na segunda rodada, contra a tunisiana Hana Mareghni, 24.ª do ranking. Na semifinal, ela pode encontrar a norte-americana Kayla Harrison, campeã mundial em 2010.

Por fim, no último dia de disputas, uma estreia difícil para Maria Suelen Altheman (mais de 78kg). A peso pesada tem pela frente na primeira luta a francesa Anne-Sophie Mondière, cinco vezes campeã europeia e três vezes medalhista de bronze em mundiais. Rafael Silva (mais de 100kg) começa a luta pelo ouro contra Tormodur Jonsson, da Islândia, que chegou à Olimpíada como convidado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.