Brasil vence Nova Zelândia por 1 a 0 e garante classificação

Com o resultado, a seleção feminina chegou aos seis pontos, na ponta da sua chave olímpica

O Estado de S.Paulo

29 de julho de 2012 | 03h04

CARDIFF - A seleção brasileira feminina de futebol não conseguiu repetir o desempenho da estreia, quando goleou a seleção de Camarões por 5 a 0, mas mesmo assim conseguiu a segunda vitória ao marcar no final com Cristiane para bater a Nova Zelândia por 1 a 0, sábado, no Millenium Stadium, em Cardiff, no País de Gales.

Com o resultado, o Brasil chegou aos seis pontos, na ponta da sua chave, e assegurou a sua classificação para as quartas de final dos Jogos graças à vitória da Grã-Bretanha sobre Camarões por 3 a 0. As neozelandesas ainda não pontuaram. Agora, a seleção brasileira encerrará a sua participação na fase de grupos na terça-feira, quando vai encarar a anfitriã Grã-Bretanha, às 15h45, em Wembley para definir a campeão do Grupo E.

A vitória do Brasil teve participação decisiva de Cristiane. Depois de se tornar a maior artilheira da história do futebol feminino na Olimpíada na partida contra Camarões, ela marcou o seu 12.º gol em edições dos Jogos e definiu o triunfo da equipe dirigida por Jorge Barcellos.

Ritmo irregular. A partida começou em ritmo lento, concentrada no meio, mas aos poucos o Brasil se impôs. E a primeira chance de gol surgiu aos 14 minutos, com um chute forte de Cristiane, de fora da área, que passou perto da seleção neozelandesa. Depois dessa oportunidade, porém, a seleção brasileira não conseguiu manter o bom ritmo.

O Brasil voltou mais ofensivo no segundo tempo e conseguiu pressionar a Nova Zelândia e criar boas oportunidades de gol, principalmente com a lateral direita Fabiana.

Depois desse bom começo, porém, o Brasil não conseguiu manter o mesmo ritmo. Apesar da atuação tecnicamente ruim, conseguiu fazer o gol da vitória aos 40 minutos. Marta levantou a bola na área em cobrança de falta, a goleira Bindon saiu mal e Cristiane foi oportunista ao tocar por cobertura, definindo o triunfo da seleção brasileira.

O Japão, atual campeão mundial, não saiu do empate por 0 a 0 com a Suécia, pelo Grupo F.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.