Brasileiro perde e é eliminado no tiro com arco

Daniel Xavier estreou na fase eliminatória com uma derrota para o polonês Rafal Dobrowolski

AE, Agência Estado

31 de julho de 2012 | 11h44

Acabou nesta terça-feira o sonho de Daniel Xavier de levar o Brasil a um resultado histórico no tiro com arco nos Jogos Olímpicos de Londres. O brasileiro estreou na fase eliminatória com uma derrota para o polonês Rafal Dobrowolski, favorito no confronto, e deixou a competição fora do grupo dos 32 melhores.

A meta de Daniel Xavier, único representante do Brasil no tiro com arco, era terminar a Olimpíada entre os 15 melhores. Mas ele foi apenas o 51.º da fase classificatória e teve que encarar o polonês, que passou para o mata-mata como 14.º melhor.

O tiro com arco estreia novo formato nos Jogos de Londres. A partir desta Olimpíada, os confrontos são disputados por sets, deixando as disputas mais emocionantes. Em cada um dos cinco sets são três tiros e a pontuação de cada um destes vai de 1 a 10, dependendo da distância para o centro do alvo. A vitória no set vale dois pontos. O empate, dois. Vence quem marcar seis pontos primeiro.

Daniel começou vencendo, aproveitando o desempenho ruim do polonês no primeiro set. Mas depois o brasileiro não conseguiu manter o nível e perdeu as duas parciais seguintes. Mesmo quando conseguiu se recuperar, não conseguiu bater o rival, empatando o quarto set. No quinto, precisava vencer a qualquer custo, mas fez só oito pontos com o segundo tiro e viu o polonês ir melhor, vencendo por 27 a 26 e fechando o jogo em 7 a 2.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.