PUBLICIDADE

Brasileiros buscarão quebrar recorde de rúgbi no Ibirapuera

Confederação tentará formar o 'maior scrum do mundo'

Por Rafael Pezzo
Atualização:

O Estádio do Ibirapuera sediará, no próximo sábado, uma tentativa de quebra de recorde mundial. A ação da Confederação Brasileira de Rúgbi tentará formar o maior scrum do mundo, contando com a participação de mais de 1.600 pessoas. 

Segundo o CEO da entidade, o Agustin Danza, "mais de 1.400 pessoas confirmaram presença através do Facebook e no site do evento, outras 1.100". Quem participar do scrum no próximo dia 24 receberá uma camiseta especial do recorde.

Formação de scrum durante partida entre Brasil x Paraguai Foto: Tarlis Schneider/ Fotojump/ Divulgação

PUBLICIDADE

Apesar de toda a mobilização, o dirigente argentino afirmou que a quebra do recorde não é o principal objetivo no próximo sábado. "Queremos fazer um momento divertido, onde as pessoas possam interagir, saber mais sobre o esporte. Queremos aumentar a exposição da modalidade no Brasil."

Diretor de torneios da CBRU, Bernardo Duarte lembra como a ideia sobre o "maior scrum do mundo" surgiu. "Um dia estávamos no escritório do CBRU pensando em como aumentar a exposição do rúgbi no País. Aí alguém sugeriu o recorde do maior scrum do mundo e tocamos o projeto, que pode colocar o Brasil no mapa do rúgbi internacional." 

O scrum é um lance corriqueiro nas partidas de rúgbi e serve para recolocar a bola em jogo após uma penalidade. Nas partidas que contam com 15 jogadores de cada lado, oito atletas de cada time se enfrentam abraçados. A bola é colocada no meio da formação e os jogadores lutam pela posse apenas com os pés. 

Atletas das seleções masculina e feminina do País estarão presentes no Estádio Ícaro de Castro. Quem colocará a bola em disputa no scrum será o capitão da seleção brasileira de rúgbi sobre cadeira de rodas, Alexandre Keiji. 

O scrum é comum no rúgbi e serve para recomeçar a partida após penalidades Foto: Glyn Kirk/ AFP

No último dia 30 de setembro, a CBRU lançou um site para divulgar a tentativa. O evento, programado para as 17h30, acontecerá entre as duas semifinais do campeonato brasileiro de rúgbi, o Super 8. Às 16h, o São José Rugby enfrentará o SPAC e, após a tentativa do recorde, o Curitiba RC pegará o BAND Saracens, às 19h. 

Publicidade

O atual recorde de maior scrum do mundo foi realizado ainda em 2015, no dia 8 de agosto, na Austrália. Na ocasião, 1.160 pessoas reproduziram em grande escala o lance. Fiscais do Guinness Book (Livro dos Recordes) estarão presentes no Ibirapuera, no sábado, para confirmarem o feito brasileiro, que não será confirmado de imediato. 

As entradas, tanto para acompanhar as semifinais do Super 8, como para assistir ou participar da tentativa do recorde são gratuitas. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.