Brasileiros da elite do surfe lamentam tragédia no mar do Espírito Santo

Lama deixa a Praia de Regência, em Linhares, irreconhecível

O Estado de S. Paulo

24 de novembro de 2015 | 17h08

Vice-líder do mundial de surfe, o brasileiro Filipinho lamentou o estado da praia de Regência, em Linhares, no Espírito Santo. O local sofre com a ação da lama vinda do rompimento da barragem mineradora Samarco, na cidade de Mariana (MG), no dia 5. 

"Isso é triste demais , quem já teve a oportunidade de desfrutar desse pico alucinante , na minha opinião está entre as ondas mais tubulares e perfeitas do litoral Brasileiro sabe bem a indignação que nos surfistas e seres humanos estamos sentindo", disse o surfista em desabafo em sua rede social. "Acabaram com toda a riqueza desse lugar".

 

#Repost @cabrito13 with @repostapp. ・・・ Isso é triste demais , quem já teve a oportunidade de desfrutar desse pico alucinante , na minha opinião está entre as ondas mais tubulares e perfeitas do litoral Brasileiro sabe bem a indignação que nos surfistas e seres humanos estamos sentindo , sem dizer a população local , acabaram com toda a riqueza desse lugar ,pescadores que viveram toda sua vida desfrutando do Rio Doce , tribos indígenas que ali mantém suas tradições passando de pai para filho seus costumes , o Rio era como uma mãe para eles , ali usufruíam da água para matar a sede , dos peixes para se alimentar , nadar , lavar , etc ... todo ecossistema dessa perfeita obra de Deus foi destruída em minutos , e pior pela ganância do homen !! desde plâncton até os nobres peixes da região , vegetação .. Enfim a merda está feita e pior é que nesse caso ficamos impossibilitados de tentar algo , pq não tem mais o que fazer , se tratando de ecossistema pode colocar aí no mínimo 20 anos para ao menos tentarmos reequilibrar ele como era e olhe lá !! ontem assisti uma reportagem a qual o diretor da SAMARCO , empresa responsável por essa catástrofe histórica , nem se quer ao menos se manifestou com uma palavra sequer ao ser questionado pelo repórter , o cara de pau ligou para a acessória da empresa de gananciosos , e colocou no viva voz para responderem por ele , isso é um absurdo !! Só no Brasil vemos essa palhaçada acontecer , em qualquer outro lugar esse e outros responsáveis dessa empresa estariam atrás das grades , o país esta na merda e nego ainda tira onda ... até quando vamos ficar de braços cruzados olhando esses vermes tirar onda com nossa cara ? Morte aos parasitas !! Morte ao capitalismo !! Vermes !!

Uma foto publicada por Filipe Toledo (@filipetoledo) em

Os dejetos percorreram 650 km pelo Rio Doce e chegaram ao mar do Espírito Santo no último dia 22. Uma lama barrenta agora predomina a água. A previsão do Ministério do Meio Ambiente, baseada em modelos de dispersão produzidos por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), é de que a mancha de rejeitos atingiria 9 quilômetros.

Outro surfista da elite do surfe mundial, Adriano de Souza, o Mineirinho, cobrou providências das autoridades. "Algo tem que ser feito urgente", disse o vencedor da etapa de Margaret River, na Austrália, do mundial deste ano.

 

Estou sem palavras para descrever o que esta acontecendo no Brasil..... Algo tem que ser feito urgente:"A onda de lama...Posted by Adriano de Souza on Segunda, 23 de novembro de 2015

Tudo o que sabemos sobre:
Surfe

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.