Brincadeira na rede faz inglês se dar mal

Babel, do Liverpool, coloca fotomontagem de árbitro com camisa do Manchester United e pode ser punido

Giuliander Carpes, O Estado de S.Paulo

12 de janeiro de 2011 | 00h00

Os tempos liberais, quando jogadores de futebol garantiam entretenimento para multidões não apenas por seus gols e jogadas, mas também pelo que falavam longe das quatro linhas, estão sendo enterrados. A última medida para isso ocorreu na Inglaterra, onde os atletas, a partir de agora, terão de pensar muito bem antes de se expressar nas redes sociais como o Facebook e o Twitter. Ryan Babel, atacante do Liverpool, foi a primeira vítima de "patrulha" que a entidade local faz sobre os jogadores do Campeonato Inglês.

O holandês foi indiciado pela Federação Inglesa por publicar no seu perfil do Twitter uma fotomontagem do árbitro Howard Webb vestindo uma camisa do Manchester United após um jogo contra sua equipe, no último domingo. O juiz apitou um pênalti para o Manchester (que venceu por 1 a 0) logo a um minuto de partida e ainda expulsou Steven Gerrard, volante do Liverpool. "E ainda dizem que ele é um dos melhores árbitros? Que piada", comentou o jogador.

Mais tarde, de cabeça fria, Babel pediu desculpas ao juiz no próprio Twitter e apagou a brincadeira. "Sinto muito se alguém levou a foto a sério. Era apenas uma reação emocional depois de perder um jogo importante", justificou. Tarde demais. Os cartolas ingleses, donos de sútil senso de humor, não viram graça na brincadeira do holandês.

O atleta tem até amanhã para se defender. Tudo leva a crer, contudo, que será o primeiro jogador a sofrer uma punição por escrever bobagens no Twitter. "Talvez eu estivesse afastado do futebol por muito tempo, mas vamos torcer para o senso de humor deles perceber alguma coisa. Babel se desculpou logo na sequência", disse o novo técnico do Liverpool, Kenny Dalglish.

No Brasil, Neymar desabafou no Twitter após a briga que custou o cargo do técnico Dorival Júnior no Santos em 2010. O volante Elias, quando estava no Corinthians, também não perdia chance de tripudiar os rivais. Ninguém sequer passou perto de punição.

Punido ou não, Babel não pode ser acusado de perder o humor. O jogador disse que está indo para a "twitcadeia" e também brincou que a "twitpolícia" já passou pela sua casa. Seu último post de ontem dizia: "Estão me colocando as algemas. Até mais, twitfãs!"

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.