Britânico de 15 anos é ouro nos saltos ornamentais

O britânico Tom Daley, de 15 anos, se consagrou nesta terça-feira como mais jovem campeão do saltos ornamentais ao vencer a disputa da plataforma de 10 metros no Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Roma. Na prova, ele superou os chineses, que dominam a modalidade, e o australiano Matthew Mitcham, atual campeão olímpico.

AE, Agencia Estado

21 de julho de 2009 | 17h09

O título mundial de Tom Daley é o primeiro da Grã-Bretanha na disputa do salto ornamentais. "Eu não posso acreditar que fiz isto hoje", afirmou. "Eu realmente não entendo como eu pude vencer esta competição", completou Daley, que estava apenas em terceiro lugar antes de seu último salto.

Daley venceu a disputa com 539,85 pontos. Os chineses Qiu Bo (532,20) e Zhou Luxin (530,55) completaram o pódio. O australiano Matthew Mitcham, atual campeão olímpico, terminou a disputa da plataforma de 10 metros em quarto lugar (529,50).

Tom Daley chamou a atenção quando se classificou para a final do Campeonato Europeu em 2008, com apenas 13 anos. Alguns meses depois, ele participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, quando já tinha 14 anos, e terminou a disputa da plataforma de 10 metros na sétima colocação. Além disso, se tornou o mais jovem britânico a participar de uma Olimpíada

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.