PUBLICIDADE

Calderano perde e fecha entre os oito melhores na 1ª etapa do Circuito Mundial

Número seis do mundo sofre derrota para francês em competição disputada no Catar

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O brasileiro Hugo Calderano, número 6 do ranking mundial de tênis de mesa, fechou a sua participação entre os oito melhores da primeira competição internacional de 2021, o WTT Contender. Ele foi superado de virada pelo francês Simon Gauzy por 3 sets a 2 - parciais de 6/11, 8/11, 11/7, 11/5 e 11/8 -, nesta sexta-feira, na Lusail Sports Arena, em Doha, no Catar, pelas quartas de final do torneio.

Calderano iniciou muito bem a partida. Mostrando desenvoltura e encaixando seus melhores golpes, o brasileiro dominou a segunda metade do primeiro set e repetiu a dose na segunda parcial, encaminhando o que poderia ser uma vitória mais tranquila e que lhe garantiria a vaga na semifinal.

Hugo Calderano encerrou a participação em torneio no Catar Foto: Arquivo Pessoal/Hugo Calderano

PUBLICIDADE

Mas o francês, 20.° do mundo e colega do brasileiro no Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha, não se deu por vencido e passou a impor seu jogo a partir do terceiro set. Na quarta parcial, explorou os erros de Calderano e levou a partida para o desempate. Chegou a abrir 8 a 4 no placar, mas o brasileiro reagiu. Gauzy pediu tempo e, após o empate em 8 a 8, conseguiu reverter alguns serviços e concretizou a virada.

"Infelizmente, o Hugo não conseguiu fechar o jogo. Começou muito bem com um nível muito alto. Sacou muito bem, recepções agressivas e bem eficiente nos primeiros golpes. Passo a passo, a qualidade da recepção caiu e ele perdeu o ritmo certo. O Gauzy jogou muito bem a segunda parte do jogo. Mesmo assim, o Hugo voltou e teve chance de ganhar, mas não fez uma última série boa de saques quando estava 8 a 8. Uma pena pela derrota", disse o francês Jean-René Mounié, técnico de Calderano.

A virada acabou com a trajetória de Calderano no torneio, mas o desafio no Catar continua. O WTT Star Contender, segunda competição do calendário de 2021, começou nesta sexta-feira, mas ainda não teve participação dos brasileiros. Além do mesa-tenista carioca, que entra diretamente na chave principal do individual, a partir de segunda-feira, o evento terá a participação de Bruna Takahashi, Eric Jouti, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.