Camilo e Guilheiro viram exemplo para os novatos

Medalhistas olímpicos se tornaram os espelhos dos novatos da seleção brasileira de judô que está em Londres

WILSON BALDINI JR., O Estado de S.Paulo

25 de julho de 2012 | 03h06

SHEFFIELD - Tiago Camilo e Leandro Guilheiro estão em Londres na busca pela terceira medalha olímpica em três participações nos Jogos. Com muita experiência internacional, os dois se tornaram os espelhos dos novatos que estão em Sheffield, na Inglaterra, na concentração.

"Eles nos mostram com atitudes nos treinamentos e fora deles como devemos nos comportar", afirmou Felipe Kitadai, peso-ligeiro (até 60 quilos). "Tenho 18 anos de judô, mas competir nos Jogos Olímpicos exige um bagagem muito grande e o convívio com estrelas como eles é muito importante para nós que estamos começando."

O peso-pesado Rafael Silva, que também faz sua estreia em Olimpíada, destaca o "trabalho dos dois veteranos" neste momento de lapidação antes do início das lutas. "Um conselho, uma observação, uma orientação no treinamento pode mudar completamente nossa postura para uma luta. E tanto o Tiago como o Leandrinho sabem fazer isso muito bem."

Tiago Camilo e Leandro Guilheiro afirmam que essa liderança foi natural, por conta do maior tempo que os dois têm de seleção brasileira. "Nunca participei de um grupo tão harmônico, concentrado e, ao mesmo tempo, companheiro e brincalhão. Acho importante passar minha experiência", disse Leandrinho. "Nós também aprendemos muito com eles. Essa troca é muito boa e estamos chegando em Londres com um preparo perfeito", disse Tiago.

Tiago e Leandro são apontados como dois lutadores fora de série, donos de uma técnica impressionante. Ontem, durante o treinamento, foi possível notar como os demais judocas aguardam a participação dos dois veteranos para que suas técnicas sejam analisados.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.