Canadá fatura mais 4 medalhas na Olimpíada de Inverno

O Canadá viveu na quarta-feira o dia de glórias que estava esperando desde o início dos Jogos Olímpicos de Inverno. E, com os resultados, se igualou aos norte-americanos e aos alemães no número de medalhas de ouros conquistadas em Vancouver.

AE, Agencia Estado

25 de fevereiro de 2010 | 10h43

Os canadenses, que no início da semana admitiram não ter chances de superar os Estados Unidos, conquistaram quatro medalhas, sendo o ouro e a prata do bobsled de duas pessoas para mulheres, a prata dos 3 quilômetros de patinação de velocidade para mulheres, além de um bronze na prova de 5 quilômetros da patinação de velocidade, com Clara Hughes.

Kaillie Humphries, acompanhada por Heather Moyse, finalizou a disputa do bobsled com o tempo de 3min32s28, e conquistou a medalha de ouro. As compatriotas Helen Upperton e Shelley-Ann Brown ganharam a prata, com o tempo de 3min33s13, enquanto as norte-americanas Erin Pac e Elana Meyersse ficaram com o bronze, com o tempo de 3min33s40.

Os canadenses superaram os russos por 7 a 3 e se classificaram para as semifinais do hóquei masculino. O Canadá não vencia a Rússia desde a Olimpíada de 1960 e, assim, se vingou da derrota nos Jogos de Turim, em 2006.

Alemanha, Estados Unidos e Canadá têm sete ouros. Mas a liderança do quadro de medalhas é dos alemães, que possuem mais pratas (10). E os norte-americanos são os maiores medalhistas, com 28. Noruega e Suíça estão logo atrás, ambas com seis medalhas de ouro.

A checa Martina Sablikova conquistou a sua segunda medalha de ouro na patinação de velocidade ao vencer a prova de 5 quilômetros. Recordista mundial, Sablikova venceu a prova em 6min50s91, superando a alemã Stephanie Beckert e a canadense Clara Hughes.

No revezamento 4x10 quilômetros do cross country, a Suécia conquistou a medalha de ouro, com o quarteto formado por Daniel Richardsson, Johan Olsson, Anders Soedergren e Marcus Hellner, com o tempo de 45min05s4. A medalha de prata ficou com os noruegueses e o bronze com os checos.

A China faturou a medalha de ouro dos 3 quilômetros de patinação de velocidade para mulheres por conta da eliminação da Coreia do Sul, que havia terminado a prova em primeiro lugar. Assim, a vitória caiu no colo da equipe chinesa, formada por Sun Linlin, Wang Meng, Zhang Hui e Zhou Yang. O Canadá e os Estados Unidos completaram o pódio.

A australiana Lydia Lassila ganhou a medalha de ouro na prova de aerials do esqui estilo livre. A China conquistou as medalhas de prata e bronze com Li Nina e Guo Xinxin, respectivamente.

Tudo o que sabemos sobre:
Olimpíada de InvernoCanadá

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.