Lyle Stafford/Reuters
Lyle Stafford/Reuters

Canadá leva mais 3 ouros e garante liderança do quadro

Destaque fica para a equipe canadense de curling masculino; Alemanha está em segundo nos Jogos de Inverno

AE, Agencia Estado

28 de fevereiro de 2010 | 11h27

Ainda antes do último dia de disputas, o Canadá conquistou o seu objetivo nos Jogos Olímpicos de Inverno. Anfitrião da competição disputada em Vancouver, o país garantiu a liderança do quadro de medalhas ao ganhar mais três ouros neste sábado, com destaque para a vitória no curling masculino. Com isso, os canadenses chegaram a 13 conquistas douradas e não podem mais ser superados por Alemanha e Estados Unidos.

Além das 13 medalhas de ouro, o Canadá soma mais sete de prata e cinco de bronze. A Alemanha terminou a disputa com dez ouros, 12 pratas e sete bronzes. Os Estados Unidos, porém, ainda têm a chance de alcançar os alemães. Com nove ouros, os norte-americanos jogam neste domingo a final do hóquei masculino contra os canadenses, no confronto mais esperado dos Jogos. No quadro, o país acumula mais 14 pratas e 13 bronzes, com o maior número de medalhas.

As vitórias deste sábado dos canadenses começaram na patinação em velocidade. A equipe formada por Mathieu Giroux, Lucas Makowsky e Denny Morrison levou a melhor na prova masculina e superou justamente os norte-americanos, que ficaram com a prata. Depois, foi a vez de Jasey Jay Anderson já garantir o topo do quadro de medalhas ao vencer o slalom gigante paralelo do snowboard.

Por fim, sobrou para o popular curling fechar o dia com chave de ouro para o Canadá. Diante do time norueguês, que precisava vencer para levar seu país ao mesmo número de conquistas douradas dos Estados Unidos, os canadenses venceram por 6 a 3. Assim, a Noruega terminou na quarta colocação do quadro, com oito ouros, oito pratas e seis bronzes.

Também neste sábado em Vancouver, enquanto a disputa pelo topo do quadro de medalhas ainda não estava definida, a equipe alemã levou o ouro na patinação em velocidade feminina e o time norte-americano ganhou no bobsled para quatro pessoas masculino. Já o italiano Giuliano Razzoli venceu a prova do slalom especial no esqui alpino e a polonesa Justyna Kowalczyk ganhou no cross-country.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.