PUBLICIDADE

Publicidade

Candidato à presidência da IAAF, Sebastian Coe lança manifesto

Bicampeão olímpico, britânico defende maior engajamento de atletas jovens, além de reforma no calendário visando atletismo de rua

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Com a aproximação das eleições na Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), os concorrentes Sergey Bubka e Sebastian Coe começam a preparar os detalhes de suas candidaturas. Recentemente, o britânico bicampeão olímpico lançou seu manifesto em Londres e destacou suas principais providências caso seja eleito. Entre os problemas enfrentados pela IAAF, está a falta de credibilidade do esporte trazida pelos recentes casos de doping. Sebastian Coe garante que ampliará os recursos anti-doping, além de criar um novo departamento de ética. Ele também pretende fazer alterações na estrutura interna da entidade para dar mais voz aos atletas, principalmente os mais jovens. Porém, talvez a grande bandeira de Sebastian Coe é a de uma reforma no calendário mundial, com a inclusão dos eventos de atletismo de rua. "Eu vejo claramente o impulso central dos nossos campeonatos restantes no estádio, mas se pudermos envolver alguns destes eventos, algumas destas pessoas e chegar a diferentes públicos, então devemos fazer isso", afirmou. Ele também espera maximizar o crescimento comercial da entidade.

Candidato à presidência da IAAF, Sebastian Coe lança manifesto em Londres Foto: Justin Tallis/AFP

PUBLICIDADE

No anúncio de sua candidatura, Coe havia afirmado que "estamos entrando em um momento muito importante para o atletismo e que é a hora certa de abrir um debate sobre o futuro do esporte." Entre seus objetivos, está o de atrair o interesse de jovens e crianças para a modalidade. Ele presidiu o Comitê Organizador da Olimpíada de Londres, em 2012.

Sebastian Coe é bicampeão olímpico. Faturou dois ouros em Moscou (1980) e Los Angeles (1984), ambos nos 1500 metros. Já nos 800 metros, ficou com a prata nas mesmas duas olimpíadas. Seu adversário na disputa pela presidência da IAAF, o ucraniano Sergey Bubka, é outra estrela do atletismo: faturou o ouro no salto com vara em 1988 e quebrou nada menos do que 35 recordes mundiais durante sua carreira. Um deles substituirá o nigeriano Lamine Diack, de 81 anos, que está à frente da entidade desde 1999.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.