Candidatos à Bola de Ouro serão anunciados em São Paulo

Fifa vai divulgar nomes dos concorrentes em novembro, 2 dias antes do sorteio dos grupos da Copa das Confederações

O Estado de S.Paulo

28 de agosto de 2012 | 03h06

Os indicados à Bola de Ouro deste ano serão conhecidos no Brasil. Os nomes que concorrerão ao prêmio de melhor jogador do mundo serão revelados pela Fifa em 29 de novembro, dois dias antes do sorteio dos grupos da Copa das Confederações de 2013, que será realizado no Anhembi, em São Paulo. O argentino Lionel Messi, do Barcelona, venceu as últimas três edições do prêmio e é forte candidato ao "tetracampeonato''.

A Fifa, porém, não deu detalhes sobre o anúncio. Ainda não se sabe, por exemplo, quantos nomes serão divulgados. No ano passado, a primeira lista teve 23 jogadores, entre eles os brasileiros Neymar (que, segundo analistas, tem grande chance de voltar a ser incluído) e Daniel Alves. Mas os três finalistas foram Messi, Cristiano Ronaldo e Xavi.

No entanto, em 2011 a relação inicial foi divulgada no início de novembro e os finalistas, em 5 de dezembro - o vencedor foi conhecido em 9 de janeiro deste ano. Se os prazos, agora, forem equivalentes, é possível que em São Paulo seja feito o anúncio dos três concorrentes ao prêmio que chegarem à reta final.

O último brasileiro a ganhar a Bola de Ouro foi o meia Kaká, em 2007, quando jogava no Milan.

Em 29 de novembro também deverão ser anunciados concorrentes ao prêmio de melhor jogadora e de melhor treinador, tanto no masculino como no feminino.

O evento da Fifa em São Paulo terá quatro dias de atividades efetivas e, além do anúncio referente à Bola de Ouro e do sorteio para a Copa das Confederações, terá visita de dirigentes e técnicos da entidade ao Itaquerão e reunião do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014.

São Paulo não terá partidas da Copa das Confederações. A Fifa escolheu seis sedes, das quais duas, Pernambuco e Salvador, dependem de confirmação - as outras são Rio, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília. A entidade vai definir o destino da Arena Pernambuco e da Fonte Nova em novembro e a expectativa é que o faça antes do início da reunião que terá no sorteio dos grupos o seu ponto alto.

A Fonte Nova parece bem encaminhada. Ontem, foi colocado o último módulo da arquibancada do estádio, concluindo, assim, a fase de montagem da superestrutura (pilares, vigas, lajes e arquibancadas), segundo os responsáveis pela obra, que divulgam índice de conclusão de 70%. A Arena Pernambuco ainda não atingiu os 50% e continua preocupando.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.