Cardinals e Red Sox fazem primeiro jogo da World Series

Partida será realizada no Fenway Park, casa dos Red Sox

Flavia Alemi, O Estado de S. Paulo

23 de outubro de 2013 | 10h06

SÃO PAULO - Um confronto histórico no beisebol ganhará um novo capítulo nesta quarta-feira: St. Louis Cardinals e Boston Red Sox fazem o primeiro jogo dos playoffs da World Series, a final da Major League Baseball (MLB), no Fenway Park, em Massachusetts. Com 11 World Series conquistadas, os Cardinals apostam na experiência do catcher Yadier Molina, há uma década defendendo o time de St. Louis, para alcançar o 12.º título. Do outro lado, o jogador mais valioso da American League, o pitcher Koji Uehara, é a promessa do The Sox.

O cenário parece estar a favor do time de St. Louis. Para vencer o campeonato da National League (NL) e, de quebra, ganhar o ingresso para a World Series, montou uma equipe equilibrada e buscou valorizar jogadores desconhecidos do público em vez de escalar nomes consagrados. A estratégia funcionou com louvor: Acumulando vitórias expressivas, no sexto jogo da final da NL, os Cardinals atropelaram o Los Angeles Dodgers por 9 a 0 e asseguraram o título.

Para o Boston Red Sox, a classificação para a World Series veio de forma emocionante. A equipe superou o Detroit Tigers com um 'grand slam' de Shane Victorino. Um 'grand slam', no beisebol, acontece quando um rebatedor consegue fazer um home run com todas as bases ocupadas. A jogada garante, de uma vez, pelo menos quatro pontos para a equipe que está atacando. O Red Sox perdia por 2 a 1 quando conseguiu quatro pontos na sétima entrada e reverteu o placar para 5 a 2.

O jogo desta quarta-feira abre uma série de sete partidas que serão disputadas até o fim de outubro, com apenas dois dias de folga entre elas. As duas primeiras serão realizadas no Fenway Park, casa dos Red Sox. As três seguintes estão programadas para acontecerem nos dias 26, 27 e 28, todas no Busch Stadium, lar dos Cardinals. Nos jogos 6 e 7, marcados para os dias 30 e 31, o mando volta para o time de Boston. O canal ESPN+ transmite o primeiro jogo às 22h desta quarta.

HISTÓRICO

A decisão da MLB já teve esses mesmos protagonistas outras três vezes em sua história. A primeira delas aconteceu em 1946, ocasião em que os Cardinals saíram vencedores. No placar agregado dos sete jogos, ficou 28 a 20 para o time de Missouri. Em 1967, nova vitória dos Cardinals, dessa vez com um placar total de 25 a 21. A redenção do Boston Red Sox veio apenas em 2004: Acumulando um tabu de 86 anos sem conquistar a World Series, os Red Sox finalmente saíram da fila - e em grande estilo. Atropelaram os Cardinals em apenas quatro jogos e ganharam o respeito dos outros times.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.