Mario Cruz/EFE
Mario Cruz/EFE

Casey Stoner consegue primeira pole da temporada 2012 da MotoGP

Campeão mundial da categoria quer retomar liderança do campeonato no Grande Prêmio de Estoril

REUTERS

05 de maio de 2012 | 18h00

LISBOA - O campeão mundial Casey Stoner, da Honda, está no lugar perfeito para retomar a liderança da Moto GP após conquistar sua primeira pole position da temporada no Grande Prêmio de Estoril neste sábado.

Em frenética sessão interrompida por acidentes, o australiano bateu seu colega espanhol de equipe e Dani Pedrosa, que larga em segundo lugar, e impediu que o líder provisório da Moto GP Jorge Lorenzo chegasse a taerceira pole na temporada.

O espanhol, campeão em 2010, foi o mais rápido na abertura da temporada no Catar e no final de semana passado, em Jerez.

A melhor volta de Stoner de 1min37s188 foi 0.013 segundos mais rápida que a de Pedrosa. Lorenzo tem 45 pontos, Stoner tem 41 e Pedrosa tem 36.

Lorenzo liderou a maior parte da sessão até que uma bandeira vermelha a onze minutos do final forçou um reinício. Ele terminou em quarto e sua primeira largada foi da primeira fila desde Estoril em 2008, e atrás do terceiro colocado, o britânico Cal Crutchlow em uma Yamaha.

"O principal problema para mim hoje foram as curvas um e dois, eu não pude entrar com agressividade e perdi muito tempo nessa seção," disse Lorenzo, que divide a segunda fila com o colega americano Ben Spies e o espanhol Alvaro Bautista, da Honda.

"Geralmente a moto não dá um bom sentimento então este tempo foi o máximo que consegui hoje... amanhã será difícil e eu tenho que tentar passar Cal, o que é difícil."

O tempo de Crutchlow assegurou-lhe sua segunda largada na primeira fila em três provas.

"A equipe fez um grande trabalho e eu penso que nós temos que mostrar nosso equilíbrio novamente," disse Crutchlow à BBC. "Será muito difícil estar no pódio porque Lorenzo é o mais rápido aqui, apesar de não estar na primeira fila, mas veremos."

A bandeira vermelha veio quando o francês Randy De Puniet caiu de sua Aspar Aprilia e bateu no americano Colin Edwards, em uma Suter-BMW. Edwards caiu sobre seu ombro e foi levado de maca com um colar cervical, semelhante à fratura que sofreu no ano passado.

A Ducati do italiano Valentino Rossi larga em nono. O espanhol Marc Marquez larga na pole da Moto2 com o alemão Sandro Cortese foi o mais rápido na Moto3.

(Reportagem de Daniel Alvarenga e Alan Baldwin)

Tudo o que sabemos sobre:
ESPORTESTONEPOLE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.