Carlos Barria/Reuters
Carlos Barria/Reuters

Castroneves é absolvido em julgamento de sonegação fiscal

Brasileiro deve voltar logo às pistas da F-Indy, mas ele e a irmã Katiucia ainda responderão por conspiração

AE-AP, Agência Estado

17 de abril de 2009 | 16h00

O piloto brasileiro Hélio Castroneves foi absolvido de seis das sete acusações a que respondia na Justiça norte-americana. Nesta sexta-feira, em Miami, ele foi considerado inocente nos casos de sonegação fiscal - o júri ainda não se pronunciou sobre a acusação de conspiração fraudulenta, a que Helinho também responde.

Veja também:

linkPenske confirma Helinho na etapa de Long Beach

linkApós absolvição, Helinho já fala em correr no domingo 

"Eu só quero agradecer a Deus, e aos meus fãs, e a todas as pessoasque rezaram por mim", disse o piloto, que segurava um rosário nas mãos na saída do tribunal. "Foi um período muito difícil para mim", emendou. Com a absolvição, ele já deve pensar no retorno às pistas, que deve acontecer nas 500 milhas de Indianápolis, em 25 de maio, quando a equipe Penske colocaria três carros na pista.

O julgamento começou no início de março e teve duração de seis semanas até o veredicto desta sexta. As deliberações do júri começaram na quinta-feira da semana passada, e o juiz Donald Graham pediu pressa aos jurados, para que uma decisão fosse tomada o mais rapidamente possível.

A irmã e empresária de Helinho, Katiucia Castroneves, também foi absolvida das acusações de sonegação, mas ainda aguarda uma definição sobre o processo de conspiração fraudulenta.

O advogado Alan Miller, que trabalhou com o piloto brasileiro na época a que se referiam as acusações, foi absolvido de todos os quatro processos a que respondia - eram três de sonegação e um de conspiração fraudulenta.

De acordo com a acusação, o piloto teria recebido patrocínios pela Seven Promotions, com sede no Panamá, cujo dono é seu pai, sem que o dinheiro passasse pelos Estados Unidos, onde reside. A operação teria movimentado US$ 2,3 milhões (cerca de R$ 5 milhões).

Tudo o que sabemos sobre:
Fórmula IndyHélio Castroneves

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.