Cavendish vence etapa e Froome lidera a Volta da França

O britânico Mark Cavendish venceu nesta sexta-feira a sétima etapa da Volta da França com um tempo total de 4h27min25, enquanto Chris Froome, seu compatriota, manteve a dianteira na classificação. A etapa foi disputada entre Livarot e Fougers, com um trajeto de 190,5 quilômetros.

Estadão Conteúdo

10 de julho de 2015 | 14h49

Desta vez não houve quedas perto do final, como aconteceu na sexta etapa, na última quinta-feira, que custou ao alemão Tony Martín uma fratura de clavícula e o abandono quando ostentava a camisa amarela do líder.

Cavendish, que no ano passado abandonou a Volta da França, atacou em um momento oportuno para superar uma diferença mínima o velocista alemão Andre Greipel. Assim, ganhou pela 27ª vez uma etapa da prova. "Estou superfeliz", afirmou Cavendish. "Fazia tempo que não ganhava na Volta da França".

O terceiro colocado foi o eslovaco Peter Sagan, que aspira ganhar a camiseta verde, de maior pontuador, pelo quarto ano consecutivo. Até agora, porém, ela está com Greipel, que soma 199 pontos, 12 a mais do que Sagan, o vice-líder. Já Cavendish é o terceiro colocado.

Sagan, que não é considerado um dos candidatos ao título da Volta da França, está em segundo lugar na classificação geral, a 11 segundos de Froome. O terceiro colocado é o norte-americano Tejay van Garderen, considerado um excelente escalador, a 13 segundos do líder.

Froome não usou a camisa amarela por respeito da Martin, que foi submetido a uma operação nesta sexta-feira. "Não dá para conquistar a camisa amarela por desgraças alheias", explicou. "Eu estava em segundo na classificação, por isso não deveria usá-la".

O espanhol Alberto Contador, duas vezes campeão da Volta da França, sofreu uma queda antes da largada, mas participou normalmente da disputa. Ele ficou em 60º lugar na etapa e ocupa a sétima posição na classificação geral, a 36 segundos do líder. Já o italiano Vincenzo Nibali é o 12º colocado, a 1min38 de Froome.

Daniel Teklehaimanot, da Eritreia, é o detentor da camisa branca com bolinhas vermelhas, usada pelo melhor montanhista. Já a camiseta branca, dada ao melhor jovem, continua com o eslovaco Peter Sagan.

A oitava etapa da França, será neste sábado, com um percurso de 181,5 quilômetros entre as cidades de Rennes e Mûr-de-Bretagne.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.