Laura Lopes/AFP - 28/12/21
Laura Lopes/AFP - 28/12/21

CBF doa 20 toneladas de alimentos para famílias atingidas pelas chuvas na Bahia

Ação da entidade que dirige o futebol brasileiro conta com participação do lateral do Barcelona, Daniel Alves, baiano de Juazeiro

Redação, O Estado de S. Paulo

30 de dezembro de 2021 | 12h34

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) doou 20 toneladas de alimentos às famílias atingidas pelas chuvas que caíram nas últimas semanas no estado da Bahia. Os mantimentos começaram a chegar nesta quinta-feira, 30, quando o número de vítimas chegou a 24.

Conforme a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), este é o dezembro mais chuvoso do Estado desde 1989. Cerca de 91 mil moradores do Estado já tiveram de deixar suas casas. Desse total, 37,3 mil pessoas estão desabrigadas e outras 53,9 mil, desalojadas. Ao mesmo tempo, o total de atingidos já chega a 629,4 mil pessoas. Ao todo, são 132 municípios em estado de emergência.

As articulações para as doações da CBF estão sendo feitas pelo presidente em exercício, Ednaldo Rodrigues, e o lateral do Barcelona, Daniel Alves. “Sei que é um momento complicado, mas sei que juntos nós podemos acelerar esse processo de reconstrução da vida dessas pessoas”, afirmou Daniel Alves, baiano de Juazeiro (BA).

A distribuição dos alimentos será feita nos municípios de Itabuna, Itapetinga, Ilhéus, Santa Inês e Vitória da Conquista. A empresa de comercialização de alimentos Dular vai organizar e encaminhar as cestas básicas. 

“Muita gente perdeu tudo, teve que deixar seus lares por causa de inundações e alagamentos. E toda ajuda é muito bem-vinda, a solidariedade faz a diferença”, opinou a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM).

Ednaldo, que presidiu a Federação Bahiana de Futebol por 18 anos, afirma que a intenção é fazer com que os alimentos cheguem imediatamente. “Buscamos contribuir para amenizar esta situação de emergência pela qual passa o povo baiano. Junto com o Dani Alves, com o Governo do Estado e a Prefeitura de Vitória da Conquista estamos articulando para que essa ajuda chegue o mais breve”, afirmou o dirigente. 

Movimento dos clubes

A iniciativa da CBF está sendo acompanhada dos clubes de futebol também. O São Paulo e o Bahia se uniram em uma campanha de arrecadação nas redes sociais. É a ação "São Paulo e Bahia juntos no SOS Chuvas".

"Importante ressaltar que a campanha, apesar da iniciativa dos dois clubes tricolores, pode e deve ser abraçada por todas as torcidas do Brasil", diz trecho da campanha. 

A partir de segunda, 3, um dos pontos de arrecadação será o estádio do Morumbi (portão 1), das 9h às 18h. A campanha pede a doação de alimentos, roupas em bom estado e produtos de higiene pessoal. A arrecadação será destinada ao Projeto Chamada Solidária, que vem atuando desde as primeiras enchentes, em meados do mês de dezembro de 2021.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.