Centro de Operações de Tecnologia dos Jogos do Rio-2016 é inaugurado

Foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira o Centro de Operações Tecnológicas (TOC) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O local é o centro de controle e comando de tecnologia que supervisiona todos os 144 locais olímpicos, de competições ou não. O local tem 800 m² de área e ajudará a processar os resultados em tempo real. A estrutura, pertencente ao COI, será reutilizada em outras edições dos Jogos.

Estadão Conteúdo

26 Novembro 2015 | 12h29

De acordo com a Atos, parceira mundial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), esta será a primeira vez que os Jogos Olímpicos de Verão vão utilizar a nuvem (armazenamento de dados online) em aplicações essenciais, como o Portal dos Voluntários e o Sistema de Credenciamento.

Ainda pelo que explica a empresa, Também será a primeira vez que o TOC da cidade-sede será apoiado remotamente por um Centro Técnico de Operações de Tecnologia permanente, baseado na Espanha. A partir de 25 de julho de 2016, o TOC operará com plena capacidade de 500 profissionais.

"O TOC é crucial para a administração dos Jogos e estamos muito satisfeitos com a maneira pela qual ele já nos ajudou durante os eventos-teste. Com ele, vamos garantir que os resultados sejam transmitidos ao mundo de maneira correta, segura e em tempo real", diz Elly Resende, diretor de tecnologia do Comitê Rio-2016.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.