Paulo Whitaker/Reuters
Paulo Whitaker/Reuters

Cesar Cielo lidera eliminatórias dos 100m livre no Troféu José Finkel

Nicholas Santos ficou em segundo lugar ao marcar 48s05

AE, Agência Estado

23 de agosto de 2012 | 11h22

SÃO PAULO - Cesar Cielo foi o mais rápido das eliminatórias dos 100 metros livre do Troféu José Finkel de Natação, nesta quinta-feira pela manhã, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Ele cravou o tempo de 47s63, enquanto Nicholas Santos, seu companheiro de Flamengo, ficou em segundo lugar ao marcar 48s05.

Com o tempo, Cielo garantiu vaga nas semifinais que serão realizadas a partir das 18 horas desta quinta, mas ainda não assegurou o índice desta prova para o Mundial de Piscina Curta de Istambul, que é de 46s99 - a competição será realizada em dezembro, na Turquia. O campeão olímpico, porém, está confiante de deverá superar essa marca nas disputas que valerão vagas na final da prova.

"Tenho que aproveitar que estou andando bem aqui. À noite acho que sai esse índice. A competição está interessante pra mim porque comecei com a minha melhor prova, os 50 metros, que é de explosão e depois tive um dia de descanso. Agora estou encarando os 100 metros. Os 25 metros ''é a minha casa''. Sempre treinei assim. Quando fui pros Estados Unidos treinei em jardas. Tenho fundamentos bons, então me dou muito bem em piscina curta", ressaltou Cielo, logo após liderar a sua eliminatória desta quinta.

Nicholas Santos, por sua vez, ressaltou que terá uma motivação especial para buscar o índice para o Mundial nas semifinais desta quinta. "Adoro piscina curta e, apesar de estar sem ritmo nela porque há dois anos que a gente não compete em piscina de 25 metros, quero muito ir a este Mundial, principalmente porque está engasgado o quarto lugar dos 50 metros borboleta (no Mundial de Dubai 2010, quando fez 22s45 e ficou fora do pódio por um centésimo)" lembrou.

Já na prova feminina dos 100 metros livre, a australiana Kelly Stubbins, do Flamengo, ficou com a primeira colocação das eliminatórias ao cravar 54s52.

THIAGO PEREIRA AVANÇA EM 3.º - O brasileiro Thiago Pereira se garantiu nas semifinais da prova dos 200 metros borboleta do José Finkel com o terceiro tempo das eliminatórias. O nadador do Corinthians cravou 1min56s78 e ficou atrás de Frederico Castro, do Flamengo, líder com 1min56s61, e Kaio Márcio, do Fluminense, com 1min56s71.

Medalhista de prata na Olimpíada de Londres, Thiago Pereira admitiu que se poupou visando as semifinais que serão disputadas nesta noite. "O importante é se classificar e por isso sempre tento poupar na eliminatória, mas maratona mesmo será hoje à noite. Tenho a final dessa prova, logo depois tem a final dos 100 metros medley e no fim tem o 4x200 metros livre, mas ainda assim vou tentar melhorar meu tempo do medley. Vamos ver se eu consigo", afirmou o nadador, ao comentar as outras semifinais em que estará presente horas mais tarde.

Já nas eliminatórias dos 50 metros peito, João Gomes Júnior e Raphael Rodrigues, ambos do Pinheiros, terminaram as eliminatórias empatados no primeiro lugar ao cravarem 27s40. Felipe França, do mesmo clube e campeão mundial em piscina curta na distância, por pouco não ficou fora da semifinal ao se classificar com o 15.º tempo, de 28s21, sendo que os 16 primeiros das eliminatórias passam de fase.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.