Chinesa vence maratona do Mundial de Berlim

Em uma prova marcada pela ausência das principais favoritas, a chinesa Xue Bai conquistou a medalha de ouro na maratona do Mundial de Berlim, neste domingo. Ela cruzou a linha de chegada, no Portão de Brandemburgo, com o tempo de 2h25min15s, em um disputado final de corrida.

AE, Agencia Estado

23 de agosto de 2009 | 10h00

Xue Bai foi seguida de perto pela japonesa Yoshimi Ozaki, que marcou 2h25min25s. Ozaki acompanhou Bai até o último quilômetro, quando viu a adversária abrir vantagem e chegar na frente com 10 segundos de vantagem.

A disputa pelo bronze também foi apertada. A etíope Aselefech Mergia faturou a medalha ao completar a prova em 2h25min32s, depois de ser ameaçada pela chinesa Chunxiu Zhou, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim e prata no Mundial de Osaka, em 2007. Zhou, que registrou 2h26min08s, chegou a emparelhar na briga pelo terceiro lugar, mas Mergia disparou nos momentos finais da prova.

O Brasil teve duas representantes na maratona. Adriana Aparecida da Silva cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h40min54s, na 43.ª colocação. Já Maria Zeferina Baldaia não completou a prova.

A maratona do Mundial foi marcada pelas ausências de algumas favoritas. Recordista mundial, a britânica Paula Radcliffe não participou por causa de problemas físicos durante a preparação. Também ficaram de fora as duas corredoras mais rápidas do ano, a alemã Irina Mikitenko e a britânica Mara Yamauchi, além da campeã olímpica Constantina Dita, da Romênia.

Tudo o que sabemos sobre:
atletismoMundialmaratonaXue Bai

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.