Ciclista dá primeira medalha aos britânicos em Londres

Elizabeth Armitstead, de 23 anos, terminou em segundo lugar a prova feminina de estrada

AE, Agência Estado

29 de julho de 2012 | 12h23

LONDRES - A esperada primeira medalha dos donos da casa nos Jogos Olímpicos de Londres veio na modalidade da moda na Grã-Bretanha: o ciclismo de estrada. Neste domingo, Elizabeth Armitstead, de 23 anos, terminou em segundo lugar a prova feminina de estrada para ser a primeira britânica a subir ao pódio nesta Olimpíada.

Armitstead, que não era uma das favoritas à medalha em Londres, cruzou a linha de chegada na The Mall com os mesmos 3min35s29 da medalhista de ouro, a holandesa Marianne Vos, atual vice-campeã mundial. A diferença ficou mesmo no visual. Já a russa Olga Zabelinskaya cruzou a linha de chegada dois segundos depois para ficar com o bronze.

A medalha para a Grã-Bretanha vem um dia depois da primeira grande frustração dos donos da casa, que sonhavam com o ouro para Bradley Wiggins, que, há uma semana, se tornou o primeiro britânico a vencer a Volta da França. Mas o ciclista decepcionou e fechou apenas no 103.º lugar em Londres.

O Brasil participou da prova feminina, neste domingo, com três representantes. O melhor desempenho foi de Clemilda Fernandes, que chegou no 23.º lugar, no pelotão que envolveu da quarta até a 28.ª colocadas. Sua irmã mais nova, Janildes - uma tem 33, outra 31 anos -, se envolveu em um acidente na primeira parte da prova e foi a primeira a desistir. Fernanda Souza terminou em 46.º

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.