Cielo faz 2º tempo e usa torneio como treino para o Pan

Bicampeão mundial dos 50 m livre fica atrás de Nicholas Santos nas eliminatórias do Troféu José Finkel, em BH

, O Estado de S.Paulo

30 de agosto de 2011 | 00h00

BELO HORIZONTE

Cesar Cielo não teve férias desde que retornou do Mundial de Xangai, em agosto, e já voltou às competições. Ontem, ele disputou as eliminatórias dos 50 m livre (prova da qual se tornou bicampeão mundial na China) do Troféu José Finkel, no Minas Tênis, em Belo Horizonte.

O recordista mundial fez o 2.º melhor tempo (22s92), atrás de Nicholas Santos (22s62) - ambos defendem o Flamengo. Bruno Fratus, do Pinheiros, foi o 3.º, com 23s. Hoje, serão disputadas as semifinais. A decisão está marcada para amanhã, às 11 horas.

Cielo deixou claro que sua preocupação no torneio nacional é apenas a de ajudar o Flamengo a conquistar pontos - o time carioca já levantou o troféu em 12 oportunidades.

Para os outros nadadores, o Finkel é mais uma chance de conseguir índice para a Olimpíada de Londres, por ser a 5.ª das nove seletivas estipuladas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Com as marcas que conseguiu em Xangai, Cielo já tem índice para suas provas, os 50 m (21s52) e os 100 m livre (48s01).

O nadador está em forte ritmo de treinamento para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro. No Pan do Rio, há quatro anos, Cielo ficou com o ouro nas duas disputas individuais e no revezamento 4 x 100.

"Vou nadar este Finkel em ritmo de treino. Não tem outro jeito", disse Cielo. "Não adianta querer ter sucesso o tempo todo, principalmente nas provas de velocidade, que exigem força. O mais importante é marcar o máximo de pontos para o Flamengo e, ao mesmo tempo, treinar o máximo para chegar no Pan em forma novamente."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.