Cielo x Phelps e franceses em Paris

Astros locais e o melhor nadador de todos os tempos desafiam brasileiro nos 100 metros livre do Open

, O Estado de S.Paulo

26 de junho de 2010 | 00h00

Uma prova de 100 metros livre com o brasileiro César Cielo contra os franceses Fred Bousquet e Alain Bernard somados a ninguém menos do que o maior nadador de todos os tempos, o americano Michael Phelps. É grande a expectativa para a realização desse confronto, hoje, no Open de Paris. Se os quatro passarem pelas eliminatórias, disputarão juntos a final. A programação de disputas decisivas começa ao meio-dia de Brasília.

Cielo diz que sua missão em Paris é testar o treinamento para a principal competição do ano, o Pan-Pacific, em Irvine (EUA), em agosto. "Não vejo o Paris Open como um duelo contra Phelps. Nem contra o Bernard. Ele (Bernard) está treinando para o Europeu e eu, para o Pan-Pacífico", diz o brasileiro. "É claro que é importante ganhar e eu quero ganhar."

Cielo afirma que sua prioridade será fazer provas sem erros técnicos da largada à chegada. "Não quero ser muito afobado nos 50 m, por exemplo, e quero atingir o limite nos 100 m sem chegar fatigado", explica.

Phelps, que também se prepara para o Pan-Pacífico, quer testar sua habilidade em disputar múltiplas provas em distâncias mais curtas. Participará dos 100 m livre e dos 200 m borboleta hoje e dos 200 m livre e 200 m medley amanhã. "Ser capaz de vir aqui e competir com o tipo de talento que teremos neste evento é algo que estou procurando."

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.