Toni Albir/Efe
Toni Albir/Efe

Circo da Fórmula 1 ainda não sabe onde vai montar sua lona

Diante do iminente cancelamento do GP do Bahrein, categoria busca local para último teste. Abu Dabi é o preferido

LIVIO ORICCHIO, O Estado de S.Paulo

21 de fevereiro de 2011 | 00h00

BARCELONA - Nesta segunda-feira, em Barcelona, é o último dia de treinos da terceira série de testes da pré-temporada. E, por mais incrível que possa parecer, a Fórmula 1 não sabe onde fará o último teste. Originalmente, seria no Circuito de Sakhir, em Bahrein, onde também dia 13 deveria ser disputada a etapa de abertura do Mundial. Mas os acontecimentos políticos no país árabe colocaram em xeque a realização dos dois eventos. "Precisamos saber até terça-feira onde iremos, por razões técnicas e logísticas", disse Eric Boullier, diretor da Lotus Renault.

Até agora a Fórmula 1 fez seus ensaios em Valência, Jerez de la Frontera e Barcelona, pistas localizadas no sul da Espanha, mas as temperaturas do asfalto não passaram de 26 graus, enquanto ao longo do campeonato chegarão com frequência aos 40 graus. "Precisamos de um teste no calor", diz Adrian Newey, diretor-técnico da Red Bull. O treino em Bahrein tinha esse objetivo. Mas depois de até o ministério das relações exteriores da Inglaterra e Austrália desaconselharem seus cidadãos a viajar para Bahrein, as possibilidades de o ensaio e o GP ocorrerem são mínimas.

"Não conheço os detalhes que podem nos impedir de ir a Abu Dabi, mas se não for possível treinar em Bahrein, Abu Dabi é uma ótima opção", diz Steve Nielsen, diretor-esportivo da Renault. No caso do provável cancelamento dos treinos e da corrida em Bahrein, a Fórmula 1 ficaria em Abu Dabi de 3 a 6 de março e lá permaneceria para mais três dias de ensaios, com datas a serem definidas, provavelmente nos mesmos dias da prova de Bahrein - 11 a 13. O material, então, seria enviado para Melboune, quando começaria o campeonato, dia 27. "É o mais lógico, atende a nossas necessidades técnicas e operacionalmente não é diferente de nossa programação original pela proximidade de Bahrein com Abu Dabi", comentou Giorio Ascanelli, diretor-técnico da Toro Rosso.

No domingo, no terceiro dia de testes no Circuito da Catalunha, em Barcelona, as duas equipes mais bem preparadas nessa fase dos treinamentos, Red Bull e Ferrari, realizaram simulações de corrida. Os campeões do mundo, com Mark Webber, e a organização italiana, com Felipe Massa. O desempenho dos times foi semelhante, com pequena vantagem para Webber. "Realizamos um grande e importante treinamento", afirmou Webber, muito feliz com o resultado. A Red Bull não apresenta as panes técnicas que caracterizaram suas últimas pré-temporadas.

Simulações de prova. O mais veloz do dia foi Nico Rosberg, da Mercedes, 1min23s168 (92 voltas), mas na simulação de um treino classificatório, portanto pouco relevante. A Mercedes tem problemas no carro deste ano. O que de fato importou foram as impressionantes 139 voltas de Webber e as 123 de Massa. "Precisamos, urgente, fazer também uma simulação de corrida", disse Lewis Hamilton, da McLaren. A equipe inglesa ainda tem dificuldades de resistência com seu carro.

Pela manhã, a pista bastante úmida, em razão da chuva durante a noite, permitiu às equipes conhecer melhor os pneus intermediários, fornecidos agora pela Pirelli. Até aqui quase não houve testes com asfalto molhado. E os pneus mostraram comportamento oposto em relação aos de pista seca, pois se desgastam muito pouco.

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