Daniel Zappe/MPIX/CPB
Daniel Zappe/MPIX/CPB

Etapa do Circuito paralímpico brasileiro dará últimas vagas para Mundial de atletismo

Competição reúne grandes nomes do esporte paralímpico nacional a partir desta sexta-feira, em São Paulo

O Estado de S.Paulo

02 de junho de 2017 | 07h00

Os atletas paralímpicos brasileiros terão a última chance de conquistar uma vaga no Mundial de Atletismo da categoria neste fim de semana. O Circuito Loterias Caixa, que terá início nesta sexta-feira, irá confirmar os nomes que integrarão a delegação de esportistas para a competição sediada em Londres, entre os dias 14 e 23 de julho.

A primeira disputa oficial organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em abril, teve metas consideradas 'ousadas' pela entidade, que utilizou como base do seu planejamento os resultados obtidos no Mundial de 2015, ocorrido em Doha, no Catar. Como resultado, o torneio rendeu 13 conquistas de índice A, que dão vaga direta para o Mundial de Londres. Por sua vez, outros 10 atletas atingiram o índice B, mas ainda não conseguiram confirmar a classificação. O CPB tem expectativa de levar 25 atletas para a competição, mas o número pode aumentar caso mais esportistas atinjam o índice A.

Dentre os nomes que têm apenas o índice B estão alguns atletas de renome no esporte paralímpico brasileiro, como Yohansson Nascimento, Alan Fonteles, Lorena Spoladore, e outros. Os três conquistaram medalhas na última edição dos Jogos Paralímpicos, no Rio, no ano passado. A competição deste fim de semana, no entanto, também será aberta para atletas que já garantiram suas marcas, com um total de 322 inscritos.

OUTRAS MODALIDADES

O Circuito Loterias Caixa também reunirá as competições nacionais de halterofilismo e natação. Assim como no atletismo, as duas categorias terão disputas válidas para os Mundiais das categorias, ambos no mês de setembro. As provas não darão vagas diretas, mas contarão para o índice técnico de cada atleta, de diferentes formas.

No caso da natação, 13 atletas já obtiveram marcas para o Mundial do México, dentro de três meses. Os nadadores, no entanto, terão outras oportunidades de garantirem a ida para a Cidade do México, no fim daquele mês. No halterofilismo, por sua vez, nove já estão classificados. O CPB, contudo, analisará os resultados e ainda pode fazer novas convocações com base no potencial de evolução dos halterofilistas. A exemplo do Mundial de natação, o torneio da categoria também será disputado no México, em setembro.

O Circuito, etapa mais importante do calendário paralímpico nacional, será sediado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e se estenderá desta sexta-feira até o próximo domingo. Um total de 645 atletas nas três modalidades entrarão nas arenas esportivas do CT Paralímpico.

SERVIÇO

Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação - 1ª fase nacional

Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, ao lado do São Paulo Expo, em São Paulo)

Data: 2 a 4 de junho

HORÁRIOS:

Atletismo - sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e domingo, das 8h às 12h

Natação - sábado, das 10h às 12h30 e das 15h às 18h, e domingo, das 10h às 12h10

Halterofilismo - sexta e sábado, das 9h30 às 12h e das 15h30 às 18h, e no domingo, das 9h30 às 12h.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.