Clube tem um fundador na lista dos campeões de 1919

Todos os documentos e registros dos primeiros anos de existência do Bonsucesso se perderam com o tempo ou estão em locais desconhecidos dos dirigentes do clube. Na sede, não há nenhum dado específico sobre o time de 1919, campeão da Liga Suburbana de Futebol (LSF).

Silvio Barsetti / RIO, O Estado de S.Paulo

10 de abril de 2011 | 00h00

Ao longo de seus 98 anos, o Bonsucesso nunca teve um arquivo com detalhes de suas conquistas no futebol e em outras modalidades esportivas. O Estado consultou por quatro vezes o acervo de jornais microfilmados da Biblioteca Nacional, no Rio. Em vários diários do início do século passado - hoje fora de circulação - havia informações frequentes sobre a LSF.

Na pesquisa, foi possível desvendar uma relação de atletas campeões daquele ano. Alamiro, Caballero e Altamiro, apontado com um dos fundadores do clube, em 1913, são alguns dos heróis da campanha do Bonsucesso em 1919.

"Os troféus estão espalhados, a história, fragmentada. Quero recuperar a memória do clube", disse o presidente Zeca Simões, dono de uma rede de farmácias na cidade.

Liderança - Já faz 16 anos que o Rubro-Anil disputa a Segunda Divisão do Carioca. Na atual edição, lidera o Grupo A, com 35 pontos. O campeonato é longo, só vai terminar em agosto, e os dois primeiros sobem para a elite.

O eventual título do século passado mexe também com os atletas em atividade pelo clube. O meia-atacante Sassá está atento à reivindicação do Bonsucesso. "Já pensou? Se (o título) for confirmado, isso vai nos valorizar. Estaríamos jogando num clube campeão carioca", exultou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.