Divulgação
Divulgação

COI encerra inspeção de candidatura de Almaty aos Jogos de Inverno

Cidade do Casaquistão é candidata a receber as competições em 2022. Após observação, discurso dos dirigentes é de aprovação

Estadão Conteúdo

18 de fevereiro de 2015 | 12h53

Os inspetores do Comitê Olímpico Internacional (COI) encerraram nesta quarta-feira a visita a Almaty para avaliar a candidatura da cidade do Casaquistão para se tornar a sede dos Jogos de Inverno de 2022. E o discurso dos dirigentes foi de aprovação ao que observaram por lá.

Almaty está competindo contra Pequim, em uma processo que acabou sendo reduzido a dois candidatos após a saída da disputa de quatro outras cidades interessadas por causa de preocupações políticas e, principalmente, financeiras.

A comissão de avaliação do COI, formada por 14 membros e presidida pelo russo Alexander Zhukov, passou quatro dias e meio visitando os locais de competição propostos por Almaty, além de participarem de reuniões com membros da candidatura e dos líderes de governo casaque.

"(Almaty) Tem montanhas especulares, alguns locais de competição muito impressionantes e uma verdadeira paixão por esportes de inverno", disse Zhukov. "A nossa visita confirmou que Almaty é capaz de realizar Jogos de sucesso em 2022", acrescentou.

O grupo de inspeção do COI visitará Pequim entre 24 e 28 de março. O comitê definirá a cidade-sede dos Jogos de Inverno de 2022 através de votação marcada para 31 de julho, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.